Tesla Cybertruck passa por 5º recall em menos de 1 ano
Por Jones Oliveira | •
A Tesla Cybertruck passa por seu 5º recall em menos de um ano após seu lançamento. Nesta quinta-feira (03), a companhia liderada por Elon Musk anunciou que 27.185 unidades da picape elétrica apresentam problemas de visibilidade na câmera traseira e, por isso, precisam de manutenção.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Por que a Tesla não vende carros no Brasil?
- Por que há centenas de Tesla 0km abandonados em um matagal nos EUA?
- Musk bloqueia Cybertruck a distância e irrita militar russo
A falha está relacionada a um bug de software distribuído em atualização recente over the air para a caminhonete futurista. Ela afeta a exibição da câmera de ré na tela da Cybetruck e, em alguns casos, o display chega a travar quando o motorista engata a marcha ré, ficando totalmente branco por até 8 segundos. Nos EUA, as leis de trânsito obrigam que a tela mostre a imagem da câmera traseira em no máximo 2 segundos.
Em comunicado enviado à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência governamental responsável pela segurança no trânsito, a Tesla reconheceu o problema: "O atraso na exibição da câmera de ré reduz a visão do motorista sobre o que está atrás do veículo e aumenta o risco de acidentes".
Ainda de acordo com a fabricante, a falha afeta Cybertrucks feitas entre 13 de novembro de 2023 e 14 de setembro de 2024. Esses modelos têm um modo de operação específico, que aparentemente não foi atentado durante o desenvolvimento da atualização distribuída recentemente. Justamente por isso surgiu o problema de atraso na exibição das imagens da câmera de ré e travamento do display da picape.
Histórico de recalls da Cybertruck
Desde que foi lançada, a Cybertruck está rodeada por polêmicas. De queixas sobre a lataria enferrujando a problemas relacionados à capacidade de reboque da picape, são inúmeros os problemas.
Prova disso é que este é o quinto recall feito pela Tesla desde a estreia da Cybertruck em novembro de 2023. De lá para cá, mais de 2 milhões de unidades da picape futurista já passaram por manutenções emergenciais devido aos mais diversos defeitos.
Em junho, por exemplo, os proprietários tiveram de levar suas Cybertrucks à oficina para consertar problemas relacionados a peças de acabamento que estavam se soltando e limpadores de para-brisas que pararam de funcionar. Em abril, uma leva de picapes passou por recall porque o pedal do acelerador estava travando.
Agora, para corrigir o problema da câmera de ré, a Tesla lançou um update gratuito de software que pode ser baixado pelos próprios motoristas. Ainda assim, a companhia se comprometeu a enviar cartas para notificar todos os proprietários da caminhonete até 25 de novembro.