Publicidade

SUV da Peugeot tem "resultado inaceitável" em teste de segurança

Por  | 

Compartilhe:
Latin NCAP/Divulgação
Latin NCAP/Divulgação

A nova geração do Peugeot 2008 estreou no Brasil em agosto do ano passado, mas ainda não havia sido testada pelo Latin NCAP. Até agora.

Na última quinta-feira (5), o instituto divulgou os resultados do SUV em seus testes de segurança. Com apenas uma estrela, o modelo registrou o pior resultado do órgão desde novembro do ano passado, não atendendo os requisitos exigidos.

Segundo o Latin NCAP, o SUV apresentou falhas, principalmente, na proteção ao motorista em colisões frontais em simulações de impacto com outro veículo. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O 2008 registrou danos graves aos dois ocupantes da frente. O motorista foi afetado gravemente na região do tórax, enquanto o carona na coxa. Ambos sofreram escoriações médias nas pernas. 

Não foram só os passageiros que sofreram com as colisões. O instituto também avaliou a capacidade de absorção de impactos do SUV e afirmou que a estrutura da cabine é “instável e incapaz de suportar cargas mais elevadas”. Gerando ainda mais perigos para quem está dentro. 

“Este resultado de uma estrela para o Peugeot 2008 é inaceitável e reflete uma preocupante falta de compromisso com a segurança básica por parte da Stellantis em nossa região”, disse o presidente do conselho de administração do Latin NCAP, Stephan Brodziak.

Apesar disso, os impactos laterais receberam uma boa avaliação, assim como a eficácia na proteção do pescoço em caso de uma colisão traseira. 

Não é a primeira vez…

A Stellantis tem um “relacionamento” complicado com os testes do Latin NCAP. O grupo, que gerencia marcas como Jeep, Fiat, Peugeot, RAM e Citroën, acumula uma vasta lista de veículos com testes ‘inaceitáveis’, como disse o próprio presidente do conselho do instituto.

Continua após a publicidade

O último veículo a zerar o teste foi exatamente o Citroën C3 Aircross, em novembro de 2024. O SUV compartilha plataforma (CMP) e até mesmo motorização com o Peugeot 2008. 

Além destes dois, há também: o Fiat Pulse, que recebeu apenas 2 estrelas em dezembro de 2023; Citroën C3, com nota 0 em julho de 2023; e Jeep Renegade, com apenas 1 estrela também em julho de 2023. Até mesmo a Fiat Strada, o veículo mais vendido do Brasil, tem apenas 1 estrela no teste do Latin NCAP. 

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China