Publicidade

Stellantis cria pneu sustentável feito com casca de ovo

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Mypistons
Reprodução/Mypistons

A busca por meios sustentáveis no universo automotivo não se resume apenas aos combustíveis e aos motores. Os pneus também têm evoluído nesse sentido, e a novidade desta quarta-feira (19) não veio de uma fabricante de compostos, mas da Stellantis, dona de marcas como Citroën, Peugeot e Fiat, entre outras.

O poderoso grupo revelou que começou a trabalhar em compostos que utilizam cascas de ovos em substituição a componentes tradicionais, como negro de fumo (usado como carga de reforço para a borracha) e sílica. Para isso, o material será aquecido a 900ºC para virar pó e, na sequência, ser incorporado à borracha.

A Stellantis informou que a adoção dos pneus feitos com cascas de ovos terá impacto significativo em diversas áreas, inclusive melhorando o consumo de combustível dos carros.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o grupo, estima-se uma redução de até 20% na resistência ao rolamento dos pneus e, como consequência, ocorreria uma economia de cerca de 3% no consumo de combustível.

Quando o pneu de cascas de ovos será lançado?

Embora tenha sido registrado no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) em 2023, o projeto da Stellantis para o desenvolvimento de pneus feitos com cascas de ovos só começou a sair do papel agora, em 2025.

Por conta disso, e pelo estágio inicial de desenvolvimento, não há uma previsão exata de quando esse pneu mais sustentável chegará ao mercado. Caso se mostre viável e vire realidade, porém, certamente será uma enorme revolução no universo automotivo.

Vale lembrar que, no início de 2023, a Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, apresentou, durante a CES 2023, um pneu feito com casca de arroz que, na teoria, poderia rodar até 500 mil quilômetros.

E agora: será que as cascas de ovos se tornarão tão efetivas quando utilizadas junto aos compostos de borracha? Deixe sua opinião nas redes sociais e interaja com o CT Auto.

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Você não imagina o trabalhão que dá fabricar um pneu