SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Novo pneu da Goodyear feito com casca de arroz pode rodar 500 mil km

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Janeiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Goodyear
Divulgação/Goodyear

A Goodyear apresentou uma novidade durante a CES 2023 que pode causar uma verdadeira revolução no mercado de pneus: um composto feito por 90% de materiais sustentáveis, com capacidade de rodar até 500 mil km em sua vida útil.

A nova fórmula trabalhada pela fabricante conta com 17 ingredientes em 12 componentes diferentes do pneu, incluindo carbono negro, óleo de girassol, resina de pinheiro, borracha natural (usada em substituição à sintética, que é derivada do petróleo), poliéster reciclado a partir de garrafas e sílica de cinzas das cascas de arroz.

Continua após a publicidade

O conceito, batizado como Eagle Go, foi mostrado pela primeira vez no comecinho de outubro de 2022, calçando as rodas do Citroën Oli. Porém, somente agora, em janeiro, a empresa divulgou um comunicado oficial comemorando que o pneu 90% sustentável está pronto para uso, após ter sido aprovado “em todos os testes regulamentares aplicáveis, bem como nos testes internos da Goodyear”.

Goodyear quer pneu 100% sustentável em 2030

Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear, projetou a chegada de um novo modelo de pneu ecologicamente correto às lojas ainda em 2023, mas com o uso de 70% de material sustentável.

Continua após a publicidade

O próximo passo da fabricante é desenvolver um pneu fabricado com 100% de materiais sustentáveis. E a previsão para que isso aconteça não é tão distante assim na visão do executivo.

Segundo Helsel, o êxito na demonstração do pneu mostra que é possível oferecer maior economia de combustível e redução da pegada de carbono. “Continuamos progredindo em direção ao nosso objetivo de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030”, avisou.