Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema de direção autônomo da Honda ganha nova versão e chega em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Dezembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Honda
Divulgação/Honda

Apresentado ao mercado no finalzinho de 2021, o Honda Sensing 360 chegou a alguns carros da marca japonesa para tentar reduzir a zero os acidentes de trânsito. A partir de 2023, esse objetivo deverá ficar ainda mais próximo da realidade graças à nova geração apresentada pela montadora.

O Honda Sensing, que no Japão já apresenta nível 3 de direção autônoma em todos os carros, deverá equipar cada vez mais veículos em outros mercados, começando pela China e, no futuro, desembarcando no Brasil. Chamados de Sensing 360 e Sensing Elite, os recursos estão sendo tratados como prioridade pela marca.

Continua após a publicidade
“Hoje, a Honda revelou as tecnologias de próxima geração do Honda Sensing 360, que realizará novas funções para reduzir a sobrecarga do motorista, detectando condições anormais que ocorrem no motorista e nos arredores do veículo para evitar colisões. Essas novas funções serão adicionadas ao atual Honda Sensing 360 e aplicadas sequencialmente em nível global a partir de 2024”, informou a fabricante.

Novos recursos do Honda Sensing

Entre os novos recursos que serão implementados no Honda Sensing 360 está a capacidade de aprendizagem da Inteligência Artificial. Agora, o sistema será capaz de acumular experiências e “lembrar delas, assim como os humanos”. A ideia é reconhecer ambientes mais complexos e lidar com eles de acordo para oferecer uma viagem mais tranquila aos ocupantes do carro.

Continua após a publicidade

Outras duas novidades anunciadas pela Honda para o Sensing 360 e o Sensing Elite são a função de detectar a presença de motocicletas na via e a de oferecer os recursos de direção autônoma também em vias arteriais. Isso inclui o chamada hands-off, que permite ao motorista retirar as mãos do volante durante um congestionamento, por exemplo. Para liberar esse recurso, o carro precisa estar a 29 km/h para ser acionado e, depois, ficar abaixo dos 50 km/h.

A Honda traçou como meta reduzir pela metade as mortes no trânsito envolvendo veículos da marca e motocicletas e, no futuro, pretende zerar o número. O slogan “sociedade livre para todos que compartilham a estrada“ almeja acabar com as mortes no trânsito com os carros da Honda, em todo o mundo, até 2050.