Rival da BYD que fracassou no Brasil entra com pedido de falência
Por Paulo Amaral |

A cada dia que passa uma nova marca chinesa surge como possível rival da BYD, dentro e fora do mercado local. Algumas delas, como GWM, Zeekr e Omoda & Jaecoo, têm mostrado poder de fogo para encarar a concorrência de igual para igual. Outras, porém, não tiveram a mesma sorte.
Depois de a Seres fechar as portas no Brasil, a Neta Auto, que faz parte do grupo Hozon New Energy Automobile, não apenas encerrou suas atividades após pouco tempo no mercado verde-amarelo, como também pediu falência em sua terra natal.
De acordo com notícias publicadas CCTV, emissora estatal oficial da China, a Neta Auto registrou o pedido após ação impetrada por um credor, no valor de 5,3 milhões de yuans, equivalente a R$ 4 milhões. O passivo da Neta, porém, é bem mais alto, e beira os R$ 7 bilhões.
O pedido de falência foi aceito e a primeira ação foi o fechamento das lojas que estavam espalhadas por Shanghai e outras cidades. Em relação à fábrica, não mudou nada, já que as esteiras estavam paradas desde fevereiro e, por conta disso, somente 725 carros foram produzidos em 2025.
Neta Auto fez sucesso em Interlagos
Antes de mergulhar na crise, a Neta Auto chegou a apresentar suas credenciais no Brasil e, em um rápido contato com um dos modelos, o Neta X, o CT Auto teve a chance de ver um pouquinho do que os chineses prometiam para o nosso mercado.
Desde então, porém, os problemas estruturais se sobrepuseram à vontade da marca e acabaram falando mais alto. A crise na China, com direito a calote bilionário e greve dos funcionários, chegou rápido por aqui.
Após venderem apenas 50 carros nas lojas do Rio de Janeiro e de São Paulo, as concessionárias da Neta trocaram as bandeiras e passaram a comercializar veículos de outras marcas, como GAC e Omoda & Jaecoo.
A confirmação do pedido de falência, portanto, coloca um ponto final em uma história que começou com o sonho de rivalizar com a BYD, mas acabou se transformando em um enorme pesadelo para a montadora.
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