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Risco de vazamento faz BYD trocar tipo de bateria dos carros híbridos

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Janeiro de 2024 às 12h03

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A BYD fez questão de ressaltar durante os lançamentos de todos seus carros elétricos à venda no Brasil o quanto o conjunto de baterias embarcado nos modelos é seguro. De acordo com a marca, as baterias tipo Blade suportam até perfurações sem risco de explosão, o que as torna “as mais seguras do mundo”.

Os carros híbridos da marca, porém, são equipados com baterias de lâmina com células de bolsa, diferentes das “tipo pack”, que são envolvidas em materiais rígidos. Embora não tenham apresentado qualquer problema até hoje, a BYD quer efetuar a troca do sistema.

Segundo reportagem da Reuters, a marca constatou que, por serem envoltas em lâminas mais finas, as baterias com células de bolsa seria mais suscetíveis ao vazamento de eletrólitos, algo que, em casos extremos, poderia resultar em queima ou explosão dos componentes.

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As fontes ouvidas pela agência de notícias confirmaram que o risco da fuga térmica mudou os planos da BYD, que já deu início à substituição das células de bateria tipo bolsa para as prismáticas nas linhas de produção de carros híbridos em Shaanxi e em Zhejiang, na China.

Híbridos da BYD dominam mercado local

A BYD vem acumulando emplacamentos dentro e fora da China, e sabe da importância dos modelos híbridos para seguir entre as montadoras que mais vendem carros em todo o planeta.

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Por isso, a troca das baterias tipo bolsa pelas prismáticas, apelidadas de short Blade, em modelos como Song Plus DM-i e Destroyer 05 (futuro rival do Corolla) é considerada fundamental.

A possibilidade de a montadora convocar os donos desses modelos híbridos para um recall, porém, por enquanto está descartada, já tanto a BYD quanto o governo chinês não se posicionaram de forma oficial a respeito do assunto.

Fonte: Reuters