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Renault Ampere quer fazer carros elétricos de R$ 100 mil

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Novembro de 2023 às 19h15

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Divulgação/Renault
Divulgação/Renault

A Renault confirmou que a divisão Ampere ganhou vida e, a partir de agora, será a responsável por democratizar o segmento de carros elétricos, colocando no mercado novos modelos, sempre com preços mais acessíveis — de cerca de R$ 100 mil.

A marca francesa divulgou um comunicado oficial para formalizar, no Capital Market Day (Dia do Investidor), a nova decisão estratégica:

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Para alcançar os objetivos traçados peo presidente da divisão, Luca de Melo, a Ampere conta com 11 mil funcionários, boa parte deles no departamento de engenharia. A intenção é desenvolver e produzir até 400 mil carros por ano entre 2024 e 2027, aumentando a produção para 620 mil veículos elétricos em 2028.

Renault quer paridade entre elétricos e combustão

A ideia da Renault em dar carta branca para o crescimento da Ampere é, em um futuro próximo, democratizar o segmento de carros elétricos. A maneira curta e grossa de fazer isso é lançar modelos com preços equivalentes aos dos carros a combustão.

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Para alcançar o objetivo entre 2027 e 2028, a empresa vai apostar alto na plataforma AmpR Small (antiga CMF-B EV), voltada para carros do segmento B, e na AmpR Medium (ex-CMF-EV), destinada a modelos do segmento C.

Os carros enquadrados no segmento B são os utilitários que apresentam comprimento entre 3,60 e 3,90 metros, como o Peugeot 208. Já os carros que fazem parte do segmento C medem entre 4 e 4,30 metros, como o Volkswagen Golf.

Qual será o carro elétrico barato da Renault?

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O futuro carro elétrico barato da Renault, que sairá da linha de produção da Ampere, já tem nome, ao menos provisório: Legend. Segundo a marca, ele será um modelo compacto, chegará em 2026 e custará menos de 20 mil euros — pouco mais de R$ 100 mil, na conversão direta.

A ideia é ampliar a linha gradativamente e, até 2031, ter sete novos carros elétricos nas ruas. O objetivo de mercado da Renault com a democratização do setor também é ousado: vender 1 milhão de carros em 2031 e, com isso, abocanhar 10% das vendas globais.