Publicidade

Renault 4EVER Trophy: conheça o novo conceito elétrico francês

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Renault
Divulgação/Renault

O que era boato, se tornou fato. A Renault apresentou, no Salão do Automóvel de Paris 2022, o 4EVER Trophy, SUV compacto e 100% elétrico que teve como inspiração o Renault 4, ou R4, icônico modelo que vendeu mais de 8 milhões de unidades entre as décadas de 1960 e 1990.

O conceito apresentado nesta segunda-feira (17), data de abertura do Salão de Paris, traz elementos que lembram o R4 antigo, como a traseira angulada, os cantos arrendondados das janelas, a grade retangular frontal que envolve os faróis e as lanternas traseiras em forma de pílula.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A modernização do 4EVER Trophy começa nas maçanetas da porta, nas câmeras que substituem os tradiconais espelhos retrovisores, no uso de LED nos faróis e no emblema da marca e no teto bicolor. Além disso, a roda de 19 polegadas com compressor integrado também tem um design bastante futurista. A ideia clara da Renault é misturar o passado com o presente e, assim, projetar o futuro para os fãs da marca.

Segundo Gilles Vidal, diretor de Design da Renault, a intenção principal foi "refinar" o SUV com bastante tecnologia, mas sem nada supérfluo. O executivo disse que os ingredientes foram pensados para que o carro agrade "tanto com aqueles que já conhecem os 4L como com a geração mais jovem", mesmo que esta não conheça a história do carro.

Configurações do Renault 4EVER Trophy

O Renault 4EVER Trophy chegará ao mercado para se posicionar abaixo do Megane E-Tech (que vem ao Brasil) na família elétrica da marca. As configurações exatas do SUV, no entanto, seguem desconhecidas.

O que se sabe, por enquanto, são as dimensões, um pouco mais curtas que as da Captur. O 4EVER apresentado no Salão do Automóvel de Paris mede 4.160 mm de comprimento, 1.950 mm de largura e 1.900 mm de altura. O entre-eixos também é interessante, compatível com um SUV compacto: 2.570 mm.

Dados relacionados à bateria, autonomia e desempenho do modelo, por enquanto, não foram divulgados, mas a mídia local diz que ele será produzido em uma versão extendida da plataforma CMF-BEV, no complexo do hub ElectriCity, no norte da França. Por conta disso, deverá entregar 140 cavalos de potência e ter uma bateria de 42 kWh.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*