Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a diferença entre um pneu radial e um diagonal?

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Agosto de 2022 às 15h00

Link copiado!

James Orr/Unsplash/CC
James Orr/Unsplash/CC

O canaltecher acostumado a acompanhar os conteúdos da página de Veículos já sabe o trabalhão que dá para fabricar um pneu, como fazer a calibragem correta, o que é um pneu run flat e muito mais assuntos ligados a este que é o primeiro item de segurança de um carro, moto ou caminhão. Agora, chegou a hora de saber qual a principal diferença entre um pneu radial e um diagonal.

Para dar a resposta mais precisa e correta possível, a reportagem do Canaltech repetiu o procedimento adotado para a confecção dos outros conteúdos a respeito do tema e foi procurar especialistas no assunto.

Conversamos com Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop Pneus, e com Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina. Os executivos foram extremamente didáticos para esclarecer tudo a respeito das diferenças entre um pneu radial e um diagonal.

Continua após a publicidade

“Na construção diagonal, a carcaça é formada por diversas lonas têxteis que correm de talão a talão, sobrepostas e cruzadas entre si no sentido diagonal. Para esse produto é necessário a utilização da câmara de ar e protetor de roda e assim ser inflado para o uso”, explicou Alonso.

Ele revelou que a Dunlop não possui este tipo de construção disponível no Brasil por se tratar de uma tecnologia antiga para o segmento de caminhões e ônibus. Explicou, porém, que este tipo de construção ainda é amplamente utilizado em outros segmentos, como pneus para agricultura, por exemplo.

O que é um pneu radial?

Continua após a publicidade

Antes de esclarecer, efetivamente, qual a diferença entre um pneu radial e um diagonal, vamos explicar o que é um pneu radial. “Um pneu radial possui, em sua composição, cintas metálicas e têxteis que ajudam a dar estrutura ao produto”, sintetizou o executivo da Pirelli, em poucas palavras.

O representante da Dunlop foi mais além. “Neste tipo de pneu a carcaça é formada por uma única lona, que vai de talão a talão. Os cordonéis que compõem a lona carcaça, formam um ângulo de 90° com relação ao centro da banda de rodagem”, complementou.

Segundo Alonso, existem dois tipos de pneus radiais: Tubetype, que utilizam câmara de ar, e tubeless, que não necessitam da câmara. O executivo da Dunlop esclareceu também que as principais características do pneu radial são as de prover quilometragem, baixa resistência ao rolamento, melhor dirigibilidade e distribuição da carga no solo.

Continua após a publicidade

Diferença entre pneu radial e diagonal

Agora que já explicamos o que é um pneu radial e o que é um pneu diagonal, chegou a hora de saber a principal diferença entre eles. E, para elucidar essa dúvida, Fabio Magliano, executivo da Pirelli, foi direto ao ponto.

“Os pneus diagonais normalmente têm sua parede lateral mais espessa, o que faz com que eles aguentem mais peso. Já os radiais são mais flexíveis, melhorando o conforto e a dirigibilidade do veículo”.
Continua após a publicidade

Radial x diagonal: qual o melhor?

Diferentes, sim, mas há um pneu melhor do que o outro quando falamos sobre radial ou diagonal? A resposta correta é: “depende”. Exatamente. Depende muito do tipo de veículo que você estiver dirigindo, pois tanto diagonal quanto radial, apesar da diferença que existe entre eles, é bom para determinada situação.

O pneu radial é mais flexível, mais durável e oferece maior economia de combustível, e são ótimos para quem se expõe a velocidades maiores, pois tem melhor absorção de impacto. Então ele é o melhor? Nestes quesitos, sem dúvida.

O que é preciso pontuar é que o pneu radial oferece condições melhores se você estiver em carros que estão acostumados a viajar a velocidades moderadas ou, então, motos pesadas ou sobrecarregadas.

Continua após a publicidade

Em relação aos preços, o diagonal leva vantagem, pois costuma custar entre R$ 250 e R$ 500 (cada um), enquanto os radiais se encontram em uma faixa de preço entre R$ 600 e R$ 1.200 (para carros ou motos), dependendo da marca e tamanho escolhidos. Agora que entendeu melhor a diferença entre pneu radial e diagonal, conta pra gente nas redes sociais: qual o seu preferido?