Publicidade

Como saber o aro de um pneu?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Igor Kardasov/Envato/CC
Igor Kardasov/Envato/CC

Saber qual o aro de um pneu pode parecer algo dispensável, mas a verdade é outra. É de fundamental importância saber corretamente as dimensões do aro para garantir que os pneus se encaixam perfeitamente nas rodas e, com isso, o carro opere sem maiores problemas.

Se você não faz ideia de como saber o aro do pneu do seu carro, mas precisa comprar compostos novos para ele, há uma maneira de realizar o processo. Mas antes de tudo, é preciso esclarecer o que é, efetivamente, o aro de um pneu. De um modo simples, podemos dizer que ele se refere ao diâmetro do composto, e pode ser medido em polegadas ou centímetros.

Posto isso, contamos com a explicação didática de Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina, para nos indicar o caminho correto para saber o aro de um pneu.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Para saber o aro do pneu, é só buscar essa informação no flanco dele. Ela está disposta logo após a largura da banda de rodagem e a altura do pneu”, informou o executivo da fabricante italiana.

O que significam os números no pneu?

Agora que já sabemos onde encontrar as informações sobre o pneu, falta explicar como saber, efetivamente, qual o aro dele. Quem já observou os números e letras grafados na lateral do composto sabe que não é fácil entender a verdadeira “sopa de letrinhas”.

Por isso, mais uma vez, contamos com o auxílio do especialista da Pirelli. Você quer saber qual o aro de um pneu 175/70 R14 ou um 215/55 R17? O gerente de produtos da marca italiana tem a fórmula. “Nos exemplos citados, o primeiro pneu é um aro 14 e o segundo é um aro 17”, sintetizou.

Como medir o aro de um pneu?

Se você está com a roda em mãos, mas não conseguiu localizar as informações na lateral dele, pode descobrir qual o aro “na raça”. E fique tranquilo, pois não é nenhum bicho de sete cabeças. Para começar, é preciso ter em mãos uma trena e, claro, um pneu colocado em uma roda.

Continua após a publicidade

A parte de cima da trena refere-se à medida em polegadas, e a inferior, em centímetros. Para saber qual o aro, é necessário colocar a trena na parte interna do pneu e esticar a trena até o lado oposto. Veja que a medição correta precisa ser feita na parte interna, ou haverá erro.

Como as medidas dos pneus normalmente são apresentadas em polegadas, basta olhar a parte de cima da trena e… voilá. Você já sabe que precisa ir às lojas caçar por pneus do aro certo, sejam eles 14, 15, 16 ou ainda maiores, como nos casos dos SUVs.