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Preview New Honda HR-V Touring | SUV compacto com vocação de segmento superior

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Outubro de 2022 às 11h03

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O mercado de SUVs compactos é o mais disputado do mercado automotivo brasileiro e as montadoras têm trabalhado com afinco para trazer produtos realmente competitivos, como é o caso da Honda com o HR-V. Em sua nova geração, o carro evoluiu em praticamente tudo e parece querer alçar voos mais altos em sua variante Touring, a topo de gama na linha.

Em nosso breve contato com o New Honda HR-V Touring em Santa Catarina, percebemos que a montadora tratou de elevar o patamar do seu SUV para não apenas brigar entre os modelos compactos, mas também para tentar abocanhar uma parte dos clientes que buscam as versões de entrada dos SUVs médios.

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Isso fica evidenciado pelo pacote de equipamentos oferecido em ambas as versões com motor turbo — principalmente na Touring —, mas também pelo desempenho do motor 1.5 turbo, que agora é flex e está mais potente, espaço interno e features de conectividade, por enquanto disponíveis apenas nessas variantes.

O Canaltech passou algumas horas com o New Honda HR-V Touring e fez alguns testes tanto no ambiente urbano quanto na estrada e vai te contar as primeiras impressões ao volante do SUV.

New Honda HR-V Touring: Primeiras Impressões

Nossa reportagem já tinha conhecido de perto do novo Honda HR-V. Por curiosidade, fomos até uma concessionária da marca para ver de perto as mudanças de porte e de acabamento que a montadora tinha praticado no SUV para poder chegar ao evento do modelo Touring e verificar se haveria algum tipo de melhoria nesse aspecto, bem como novos elementos de design.

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Como era de se esperar, a Honda tratou de diferenciar seus modelos mais caros e com motor turbo daqueles mais em conta e com o propulsor aspirado. A começar pela grade frontal, agora em formato colmeia, e com novos detalhes no para-choque e filetes cromados que lembram as batidas do coração, denotando esportividade.

Na variante Touring, o farol dianteiro recebeu um detalhe metalizado que o diferencia das demais versões, muito embora todas sejam Full LED. Já no interior, é possível comprar o SUV com uma coloração mais clara, enquanto nas opções mais em conta isso não está disponível. Uma pena, pois traz mais requinte e ajuda a diminuir o impacto do acabamento.

E por falar em acabamento, o New Honda HR-V está com o interior mais bonito, mas os materiais, no geral, parecem ter piorado em relação à geração passada. A impressão que dá é que a Honda quis dar uma leve economizada no painel para poder investir em outras coisas. Se a ideia é conquistar clientes de SUVs de porte superior, talvez a ideia não tenha sido a melhor.

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Ainda sobre o interior, a Honda informou que o espaço interno teve um melhor aproveitamento. As medidas de entre-eixos são as mesmas da geração passada, com distância de 2,61m. Mas, quando entramos na fileira traseira, notamos que há mais espaço. Em uma viagem longa, uma pessoa com até 1,85m não vai sofrer.

O que piorou, tanto em medidas quanto na prática, foi o porta-malas. A geração anterior oferecia 437 litros, enquanto a nova vem com 354l.

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Ao volante

A Honda informou que fez ajustes na suspensão do New HR-V Touring para deixá-lo com tocada mais voltada à esportividade e isso pode ser percebido em nosso contato com o carro, mesmo com o trajeto sendo essencialmente na estrada. É muito gostoso dirigir o HR-V, muito embora isso já fosse uma característica marcante na geração passada.

O carro passa um equilíbrio muito grande entre dirigibilidade apurada e conforto, deixando nas mãos do motorista como será a experiência com o SUV. O motor 1.5 turbo agora tem 177cv e 24,5 kgf/m de torque, que lhe garantem excelente desempenho e consumo de combustível dos mais vantajosos. Vale lembrar que o propulsor, agora, é flex.

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No modo Econ, por exemplo, conseguimos marcar médias superiores a 14 km/l com gasolina na estrada. Claro que, nesse modo, o carro fica bem mais anestesiado. Em sua configuração normal, foi possível atingir números ainda sim interessantes, mas com desempenho bem mais divertido.

Ainda vamos experimentar o New HR-V Touring por mais tempo na cidade e em situações com ruas mais complicadas para aferir o comportamento da suspensão e seu conforto de modo geral, mas as primeiras impressões são positivas.

Tecnologia

Todas as versões do New Honda HR-V vêm de série com o pacote Honda Sensing, que incluem recursos de segurança e auxílio ao motorista como alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, comutação de farol alto automática, câmera de ponto cego do lado direito, alerta de saída de faixa com correção e centralizador de faixa.

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Nas versões com motor turbo, a Advance e a Touring, porém, o HR-V vem com o pacote de conectividade My Honda Connect, que dá ao carro uma série de ferramentas de conexão por meio do celular. Você pode, por exemplo, localizar onde está o veículo, dar a partida, climatizá-lo e até mesmo agendar revisões.

New Honda HR-V Touring: O que esperar?

A Honda sabe que mexer em um produto vencedor como o Honda HR-V requer um cuidado maior e, ao menos em nosso primeiro contato com o SUV, percebemos que a montadora acertou muito mais do que errou. A julgar pelo que as versões mais caras entregam, clientes de modelos maiores podem se interessar.

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New Honda HR-V: Preços e Versões

  • EX Honda SENSING: R$ 142.500,00
  • EXL Honda SENSING: R$ 149.900,00
  • Advance: R$ 176.800,00
  • Touring: R$ 184.500,00