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Preview Citroën Basalt | SUV coupé tem “quase” tudo para brilhar

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

O Citroën Basalt, terceiro e último modelo da família C-Cubed a chegar ao Brasil, mostrou que é um dos maiores acertos da montadora francesa nos últimos anos.

Além do design chamativo, que herda traços do C3 hatch e do C3 Aircross, ele corrige um dos pontos fracos do “primo” Fiat Fastback (a visibilidade traseira) e tem no conjunto mecânico formado pelo motor Turbo 200 e pelo câmbio automático CVT de 7 marchas a fórmula perfeita para entregar performance e economia de combustível.

A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de acompanhar de perto o evento de lançamento do Citroën Basalt no país e viu o que o modelo tem a oferecer frente a rivais como Nissan Kicks, Renault Kardian e, por que não, o próprio Fiat Fastback.

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O primeiro contato ao volante do SUV coupé da Citroën contou com trechos urbanos, rodoviários e até um pequeno mergulho em estradas de terra. Foram cerca de 200 quilômetros no bate-volta entre um hotel em São Paulo e a Fazenda Capoava, em Itu, o suficiente para ver que o Basalt não chega ao Brasil apenas para fazer número.

Como anda o Citroën Basalt?

O casamento entre a carroceria e o conjunto mecânico do Citroën Basalt foi um verdadeiro golaço dos engenheiros da Stellantis. Construído sobre a plataforma global CMP, o SUV coupé utiliza aços de última geração e traz uma nova geometria aplicada na construção do carro, além de acerto nas calibrações de suspensão, tuning de molas e amortecedores.

Isabella Vianna, responsável pelo Design Center da Citroën na América do Sul, garantiu, na apresentação oficial, que o Basalt “uniria a força e a robustez de um SUV com a agilidade e a elegância de um coupé”. E tudo o que a executiva prometeu foi cumprido à risca durante o test-drive de pouco mais de 200 quilômetros entre São Paulo e Itu.

O desempenho do motor Turbo 200 (130 cv e 20,4 kgf/m) e do câmbio CVT de 7 velocidades foi notável, tanto no percurso urbano quanto no rodoviário, com bom desenvolvimento em diferentes faixas de rotação, agilidade nas retomadas, maciez no rodar, mesmo em velocidades mais elevadas, e uma média de consumo impressionante, que superou até mesmo as aferições oficiais do PBEV do Inmetro, chegando a beirar os 14 km/l.

A calibração da suspensão também se mostrou acertada, pois o SUV coupé mostrou ter herdado o badalado “Flying Carpet Effect” da Citröen, minimizando quase que por completo a absorção das imperfeições da via, até mesmo nos trechos em que o carro foi colocado à prova em terrenos mais acidentados, com terra, pedriscos e lama.

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Acabamento interno evita “nota 10” do Basalt

O primeiro contato ao volante do Citroën Basalt só não foi digno de nota 10 por conta de um detalhe que, infelizmente, tende a acompanhar os modelos da família C-Cubed no Brasil, até mesmo nas versões topo de linha: o acabamento interno.

Embora os bancos apresentem material de boa qualidade e os encaixes também não tenham qualquer imperfeição aparente, o uso excessivo de plástico duro como material principal no acabamento para os painéis e consoles foi uma “bola fora”.

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O uso de cores e texturas diferentes, mesmo expediente adotado no Citroën Aircross, deixou a cabine mais bonita e agradável visualmente, mas não escondeu o fato de que o acabamento em plástico duro pode gerar dores de cabeça, ou melhor, barulhos inconvenientes, com o passar do tempo.

Uma pena, já que o silêncio a bordo, fruto do ótimo trabalho dos engenheiros da Stellantis no desenvolvimento do sistema de isolamento acústico da cabine, é um dos pontos fortes do Citroën Basalt.

Há que se ressaltar também que, em termos de tecnologia, os principais destaques ficam para as telas digitais, de 7 e de 10 polegadas, utilizadas como painel de instrumentos e central multimídia (com conexão sem fio), respectivamente. Não há pacote ADAS nem na versão topo de linha, já que a proposta do carro é ter um preço mais baixo.

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Citroën Basalt: Versões e preços

O Citroën Basalt estará disponível no Brasil em 7 cores, sendo que o Branco Nacré, como já dissemos, exclusivamente na versão First Edition. As demais são as seguintes:

  • Vermelho Rouge Ruby
  • Prata Artense
  • Cinza Grafito
  • Preto Perla Nera
  • Branco Banquise
  • Cosmo Blue (inédita)

O Citroën Basalt está disponível em quatro versões distintas ao consumidor, uma com motor aspirado e três com propulsor turbo. São elas:

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  1. Feel MT: R$ 89.990
  2. Feel Turbo: R$ 96.990
  3. Shine Turbo: R$ 104.990
  4. First Edition (série especial de lançamento): R$ 107.390