Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview Audi Q8 | SUV "foge" um pouco da receita da marca, mas de modo positivo

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Outubro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Audi

Se há uma montadora no mercado brasileiro que sabe trabalhar com SUVs é a Audi. A marca premium do grupo Volkswagen tem um dos portfólios mais completos do mercado e consegue entregar produtos extremamente competentes, gostosos de dirigir e altamente tecnológicos, como o maior modelo de sua linha, o Audi Q8.

Entre todos os SUVs da Audi que nossa reportagem já teve a oportunidade de experimentar, o Q8 foi o que apresentou comportamento mais "convencional". Isso porque, mesmo nos modos de condução mais esportivos, o Q8, a menos em sua versão Performance Black sem o pacote RS, apela mais para o conforto do que para a esportividade.

Continua após a publicidade

O Canaltech participou do evento Quattro, organizado pela montadora no interior de São Paulo, e teve a chance de provar um pouco do que o Audi Q8 tem a oferecer.

Audi Q8: Primeiras impressões

Durante o evento organizado pela Audi, pudemos experimentar quatro SUVs da marca à venda no Brasil: o Audi Q3, Q5 híbrido plug-in, Q8 e o e-Tron, este último 100% elétrico. E é impressionante como todos se parecem muito, com exceção ao Q8.

Segundo a montadora, a tração integral Quattro, que equipa todos esses SUVs, possui diferentes módulos para cada uma das plataformas. No caso do Q8, a plataforma MLB Evo, a mesma do Q7, dá a esse bólido um comportamento um pouco mais voltado ao conforto em comparação aos demais SUVs da marca. E isso é a mais pura verdade.

Continua após a publicidade

Mesmo quando selecionamos o modo de condução dinâmico, que deixa o Q8 mais arisco, a suspensão segue macia, apesar de ajudar em curvas e momentos de maior velocidade. A explicação pode estar em como a tração integral permanente age, mas também no ajuste proposital da montadora, tendo em vista o público-alvo desse carro.

Além disso, mesmo em condições de solo extremas, como uma pista off-road, o Audi Q8 passa enorme segurança e conforto, apesar dos solavancos esperados nessas situações, como pudemos presenciar no teste dentro do Haras Tuiuti. Não é usual um carro desse entrar na lama e sair com facilidade. Mas a tração integral Quattro proporciona isso.

Carros da Audi são muito gostosos de guiar e esse aqui não foge à regra, mesmo sendo mais "mole". O conforto a bordo é evidenciado não apenas pelos ajustes que citamos acima, mas também pelo isolamento acústico absurdamente bom e pelo excelente motor 3.0 V6 de 340cv e 51 kgf/m de torque, que trabalha em conjunto com um pequeno propulsor elétrico de 16cv, que ajuda o SUV em arrancadas curtas e na economia de combustível.

Continua após a publicidade

Mesmo pesando 2.270kg, o Audi Q8 vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos. Na prática, o que sentimos foi um carro bem esperto, mesmo com esse tamanho todo. Suas medidas são de 4,99m de comprimento, por 1,99m de largura, 1,70m de altura e entre-eixos de 2,99m.

Interior luxuoso e high-tech

A Audi tem a fama de ser uma marca premium que não tem o mesmo esmero e luxo no acabamento que outras concorrentes, principalmente entre as alemãs BMW e Mercedes-Benz. Bem, aqui no Audi Q8, isso pode ser desmentido com enorme facilidade.

Continua após a publicidade

O acabamento da cabine tem o que há de melhor na categoria, com muito material sensível ao toque, bancos extremamente confortáveis, boas aplicações de aço escovado e o conjunto tecnológico com as telas do cluster digital, central multimídia e controles de clima dão um ar mais futurista e elegante ao interior.

Em termos de equipamento, o Audi Q8 vem com o que a Audi traz de melhor em seu pacote de tecnologia. Na versão que experimentamos no interior paulista, havia alerta de colisão frontal, frenagem automática, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e o extremamente útil alerta de saída, que te ajuda a sair do SUV em segurança e até trava a abertura da porta em caso de colisão com outro carro.

Audi Q8: O que esperar?

Continua após a publicidade

O breve contato com o Audi Q8 foi auspicioso e nos deu uma vontade enorme de prová-lo no dia a dia. De início, podemos dizer que não falta conforto e tecnologia ao SUV, e fãs da marca que tiverem medo de perderem a boa e velha dirigibilidade da Audi, fiquem tranquilos: ela está presente, só que de um modo diferente.

Audi Q8 2022: Preços e Versões

  • Audi Q8 3.0 Performance Quattro: a partir de R$ 645.990
  • Audi Q8 3.0 Performance Black Quattro: a partir de R$ 691.990
  • Audi RSQ8: a partir de R$ 1,13 milhão