Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que volante do Renault Kwid cai no colo dos motoristas?

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Julho de 2023 às 11h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Renault Kwid é reconhecidamente um projeto de baixo custo da montadora francesa, vendido em mercados de menor poder aquisitivo, como a Índia, local de origem desse modelo, e o Brasil, com fabricação própria na planta localizada em São José dos Pinhais/PR.

Recentemente, nossos colegas da Quatro Rodas abordaram um problema que aconteceu com relativa frequência entre usuários do hatch subcompacto. Após um tempo de uso, o volante simplesmente caía no colo dos motoristas, principalmente em unidades fabricadas entre os anos de 2017 e 2019, conforme os relatos colhidos pela publicação.

O Canaltech foi atrás de mais algumas informações sobre o tema e, mesmo que o Kwid já não apresente mais esse defeito em unidades fabricadas após 2019, o mercado de usados tem nesse carrinho um grande player e mais pessoas podem acabar comprando um e tendo problemas com a caixa de direção.

Continua após a publicidade

Por que o volante do Kwid está caindo?

Consultamos alguns mecânicos na zona Sul de São Paulo para aferir se já tinham passado por algum caso semelhante aos dos relatados pela Quatro Rodas — cinco, para ser exato. Dois deles, que optaram por não se identificarem, disseram que já receberam três Renault Kwid com a caixa de direção caída ou solta.

Segundo os profissionais, o problema em comum nas três situações era a quebra da chapa metálica que segura a roda de direção. Quando ela se solta, é quase certo que o volante, literalmente, caia no seu colo, podendo ocasionar acidentes graves. Esse defeito começa a aparecer quando o esterçamento é feito com mais dificuldade e com muitos ruídos.

Continua após a publicidade

Com uma breve pesquisa, achamos alguns relatos de pessoas que registraram queixa no Reclame Aqui, como este aqui, de um motorista do Rio de Janeiro, efetuado em 28/03/2023. Ele teve o seu caso solucionado pela Renault, assim como tantos outros que utilizaram a plataforma para reclamar. O serviço da montadora, aliás, chegou a ser elogiado por alguns deles.

"Sou proprietário de um Renault Kwid, ano 2017/2018, fiz uma viagem do Rio para Petrópolis com minha família quando no meio do caminho percebi o volante frouxo e caiu 2 pedaços de chapa de ferro por baixo do volante sobre meu pé! Pesquisei sobre e vi vários relatos de mecânicos alertando sobre esse ocorrido, que se trata de um erro na fabricação onde a peça que segura o volante não é resistente o suficiente ocorrendo a quebra, inclusive tem uma reportagem do Celso Russumano (sic) onde houve um capotamento devido a esse defeito", disse o usuário.

Como agir em caso de defeito no volante do Kwid?

Continua após a publicidade

Se você der a "sorte" de a caixa de direção do Renault Kwid dar defeito e cair no seu colo ou ficar frouxa em meio a uma viagem, seja ela curta ou longa, alguns procedimentos são necessários para garantir a sua segurança e da sua família. Claro que, com o carro parado e tudo em ordem, será hora de procurar a Renault ou o seu mecânico de confiança para realizar o reparo, mas, antes disso, cuidado.

Como o Kwid não dispõe de sistemas de segurança ativa, o ideal é não efetuar movimentos bruscos e efetuar a parada do carro em segurança, aos poucos, para justamente evitar acidentes piores. No caso de esse defeito acontecer na estrada, a situação se agrava um pouco, mas, em sendo possível, vá para o acostamento, sempre efetuando a sinalização e, depois de parado, ligar o pisca-alerta.

O que diz a Renault?

Continua após a publicidade

Nós solicitamos uma resposta oficial da Renault para esses relatos, mas, até o final da edição dessa matéria, nenhum comunicado foi enviado. Entretanto, pelo que apuramos no Reclame Aqui e mais relatos na internet, sempre o problema foi solucionado pela montadora, principalmente em carros com a garantia vigente.

Há pessoas, porém, que preferem ir ao seu mecânico de confiança e realizar o reparo com peças mais fortes, para que o evento não se repita.

Com informações: Quatro Rodas, Reclame Aqui