Publicidade

Por que os carros da Tesla estão encalhados?

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Janeiro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Scheinz7/Unsplash/CC
Scheinz7/Unsplash/CC
Tudo sobre Tesla

A Tesla está promovendo uma verdadeira liquidação para limpar o estoque, especialmente em mercados fora dos Estados Unidos. Mas por que será que a marca referência em carros elétricos e em condução autônoma está com tantos carros encalhados?

Não há, na verdade, uma razão única que explique o fenômeno que se acentuou em 2022 e se tornou preocupação para a montadora de Elon Musk em 2023. A Tesla tem sido afetada por um conjunto de fatores, e eles têm refletido diretamente nas vendas, resultando em um pátio cada vez mais cheio de carros.

Continua após a publicidade

Antes de elencar as razões pelas quais os carros da Tesla estão encalhados, porém, é preciso citar um fato que é literalmente o oposto de todo esse cenário. Segundo relatório obtido pelo The New York Times, a Tesla vendeu 1,3 milhão de carros em 2022, 40% a mais do que no ano anterior. E mesmo assim ficou com um estoque encalhado. E agora vamos entender o porquê.

1. Oferta maior que a demanda

Uma das razões para os carros da Tesla estarem encalhados é matemática básica. A Tesla produziu, especialmente na fábrica de Xangai, na China, mais carros do que o mercado procurou comprar. A empresa esperava crescer 50% em vendas no ano, mas a alta foi de 40%. Resultado: Pelo menos 10% dos carros produzidos seguem sem uma garagem para chamar de sua.

Continua após a publicidade

2. Aumento da concorrência

Apesar das boas vendas em 2022, a Tesla perdeu um pedaço importante do mercado de carros elétricos para rivais que, antes, não a assustavam tanto. A BYD, por exemplo, superou a montadora de Elon Musk no número de emplacamentos, enquanto Volkswagen, General Motors e Ford galgaram degraus por conta da experiência em produzir carros mais baratos, uma exigência dos consumidores atuais.

3. Aumento da taxa de juros

Continua após a publicidade

O terceiro ponto que contribui para os carros da Tesla estarem encalhados é culpa da equipe econômica do governo dos Estados Unidos. O aumento da taxa de juros prejudicou sensivelmente as vendas dos elétricos da marca, que se viu obrigada a fazer uma liquidação e cortar os preços para tentar limpar o estoque.

4. Antipatia a Elon Musk

O quarto e último motivo pelo qual os carros da Tesla estão encalhados estaria ligado ao CEO da empresa, Elon Musk. Em um mundo que hoje, mais do que nunca, está politicamente dividido entre direita e esquerda, quem não simpatiza com Musk fomenta o boicote aos carros da marca.

Continua após a publicidade

A constatação foi feita por Daniel Ives, analista da Wedbush Securities, ao The New York Times. Segundo Ives, Musk “precisa parar de se concentrar tanto nos problemas do Twitter e concentrar suas energias na Tesla”. Será que o empresário, um dos homens mais ricos do planeta, vai seguir o conselho?