Publicidade

Tesla cai de penhasco nos EUA: falha no FSD ou crime?

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Janeiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Reprodução/Golden Gate Division Air Operations
Reprodução/Golden Gate Division Air Operations
Tudo sobre Tesla

Falha do sistema Full-Self Driving (FSD) ou tentativa de assassinato e suicídio? É isso o que as autoridades do condado de San Mateo, na Califórnia, estão tentando descobrir após um carro da Tesla despencar de um penhasco de mais de 76 metros de altura com um homem, uma mulher e duas crianças a bordo.

A reportagem da NBC revelou que as primeiras evidências coletadas pela polícia indicam que o acidente foi intencional, ou seja, que o motorista do Tesla jogou o carro propositadamente do penhasco para cometer suicídio e também matar toda a sua família na queda.

Continua após a publicidade

De acordo com a apuração da polícia local após ouvir os relatos de testemunhas, o Tesla estava viajando para o sul na State Rouge 1 e, ao se aproximar do penhasco conhecido como Devil’s Slide, o motorista dirigiu intencionalmente em direção à beira da estrada, até acelerar e cair de uma altura aproximada de 76 metros.

Full Self-Driving do Tesla estava desligado

Brian Pottenger, chefe do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, foi um dos responsáveis pela organização do resgate das duas crianças, uma de 4 e outra de 7 anos, além do próprio motorista e da mulher que também estava no carro da Tesla.

Continua após a publicidade

Segundo Pottenger, o sistema de condução semiautônoma do carro não estava ativo e “provavelmente não foi um fator contribuinte” para o acidente. “Os danos do veículo indicam que ele bateu e depois capotou várias vezes”, resumiu.

O comandante admitiu ter ficado surpreso e feliz por ter resgatado os quatro ocupantes do carro com vida. De acordo com ele, o fato de as crianças terem usado as cadeirinhas infantis ajudou para escaparem ilesas, mas "é muito, muito raro pessoas sobreviverem a uma queda tão acentuada".

O motorista do Tesla, identificado como Dharmesh Arvind Patel, de 41 anos, foi autuado por tentativa de homicídio e abuso infantil, e será preso assim que deixar o hospital, conforme comunicado distribuído pela patrulha chamada ao local do acidente.