Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o Volkswagen T-Cross faz tanto sucesso no Brasil?

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Janeiro de 2024 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

O Volkswagen T-Cross é um sucesso no Brasil, e os números são a maior prova disso. O SUV da marca alemã fechou 2023 como o mais vendido do segmento no país, ao emplacar 72.440 novas unidades, segundo números divulgados pela Fenabrave (nas contas da montadora, foram 5 emplacamentos a mais).

Depois de mais um ano extremamente positivo do modelo, que em 2022 foi o vice-campeão em vendas do setor, atrás apenas do Chevrolet Tracker, uma pergunta ganhou corpo: por que o Volkswagen T-Cross faz tanto sucesso no Brasil?

Continua após a publicidade

Para descobrir a fórmula mágica do modelo, que é produzido sobre a plataforma modular MQB, uma das mais seguras e bem pensadas do mercado automotivo global, fomos direto à fonte. Perguntamos para a própria Volkswagen qual o grande segredo do sucesso do T-Cross no mercado brasileiro.

Em entrevista exclusiva concedida por e-mail para a reportagem do Canaltech, Fernando Silva, Diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil, abriu o jogo, e detalhou os motivos que fizeram o SUV compacto da marca alemã acumular emplacamentos desde seu lançamento, em 2019.

Ficou curioso? Então veja o que o executivo da VW revelou sobre o sucesso do T-Cross no mercado automotivo brasileiro.

A chave do sucesso do T-Cross

Na avaliação do Diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil, o sucesso do T-Cross no mercado nacional não pode ser creditado somente a uma característica, mas a um conjunto de especificações que é oferecido aos clientes e, por isso, diferencia o modelo dos principais rivais do segmento de SUVs.

“O T-Cross é um sucesso desde o seu lançamento em 2019. Ele foi o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil e conquistou os brasileiros por oferecer excelente espaço interno, elevado nível de segurança, tecnologia e conectividade, além de uma performance acima da média em comparação aos seus concorrentes diretos. Todos esses atributos refletiram muito positivamente para tornar o modelo a preferência do consumidor”, argumentou..
Continua após a publicidade

A performance “acima da média” citada por Fernando Silva é fruto das excelentes opções de conjunto mecânico oferecidas pela marca. O consumidor brasileiro tem, atualmente, quatro versões disponíveis para compra:

  • Volkswagen T-Cross Sense
  • Volkswagen T-Cross 200 TSI
  • Volkswagen T-Cross Comfortline
  • Volkswagen T-Cross Highline

As três primeiras são equipadas com motor 1.0 turbo TSI de 128 cv de potência e 20,4 kgf/m de torque, enquanto a Highlhine, topo de linha, tem o propulsor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgf/m de torque. A transmissão, independentemente da versão escolhida, é automática, com 6 velocidades.

Continua após a publicidade

Volkswagen T-Cross é sucesso “tipo exportação”

Fernando Silva confidenciou ao Canaltech que o bom desempenho do Volkswagen T-Cross não é apenas em território verde-amarelo. Segundo o executivo da montadora alemã, o SUV compacto também brilha em outros mercados emergentes.

“O modelo é um sucesso internacional também. Recentemente, em dezembro de 2023, alcançamos o marco de 80 mil unidades do SUVW T-Cross exportadas para 18 mercados na América Latina e África”, revelou Silva, orgulhoso dos números alcançados pelo modelo compacto.

Para o diretor da Volkswagen, a soma desses feitos serve para solidificar a trajetória do T-Cross no mercado e para justificar, sem dar margem para dúvidas, o porquê o modelo faz tanto sucesso no Brasil.

Continua após a publicidade

“Esses feitos reforçam a preferência do consumidor brasileiro pelo modelo, e mostram como os nossos SUVWs são modernos, seguros e desejados, ocupando espaço nas garagens e nos corações de milhares de brasileiros”, concluiu.

T-Cross já trocou de geração na Europa

O sucesso do Volkswagen T-Cross no Brasil tende a ser ainda maior em um curto espaço de tempo, principalmente se a montadora confirmar a chegada do modelo reestilizado em nosso mercado.

Continua após a publicidade

O T-Cross novo visual já foi lançado na Europa e até flagrado no Brasil, mas, por enquanto, seu esperado lançamento por aqui segue como uma grande incógnita.

Diante dos números que o SUV vem conquistando ano após ano, porém, não dá para negar que o consumidor brasileiro merece receber a novidade, não é mesmo?