Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que montadoras camuflam carros antes do lançamento?

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Maio de 2021 às 15h00

Link copiado!

Ford
Ford

A indústria automotiva é uma das mais movimentadas quando o assunto é espionagem industrial. Cada detalhe em um projeto pode fazer a diferença, e isso se reflete, claro, nos números e nas vendas dos carros, que estão cada vez mais acirradas devido à evolução natural dos produtos. Os atributos mais difíceis de esconder são aqueles relacionados ao design, já que é preciso colocar os carros nas ruas para testar suas capacidades e tecnologias, mesmo antes de ficarem prontos. A solução: camuflagem veicular. 

Essa camuflagem não é como outras que observamos em roupas militares, por exemplo. As empresas adotam padrões monocromáticos e desenhos confusos para conseguir atuar nas lentes das câmeras que, mesmo avançadas, não conseguem captar todos os detalhes. Essas camuflagens, à medida que o carro vai ficando pronto, são amenizadas, em um claro esforço para trazer o hype.

Na imagem abaixo, por exemplo, a Jeep, que testa um SUV de sete lugares, já exibe algo próximo do que será seu modelo finalizado. Para testar seus itens tecnológicos e o desempenho, nem sempre é possível se restringir à pista. Por isso, a empresa o levou para a rua, onde o automóvel está sujeito a cliques. Entretanto, como quase sempre estão em movimento, é complicado para as lentes captarem tudo o que a carroceria oferece. Os padrões e formas variam bastante, mas quase sempre as cores são preta e branca. 

Continua após a publicidade

Por mais que chame a atenção das pessoas e curiosos, as camuflagens veiculares atuam para impedir que detalhes da carroceria sejam vistos com facilidade, como frisos, vincos, curvaturas, faróis e outros adereços.

Quando as empresas querem esconder ainda mais, utilizam capas realmente pesadas para evitar que seus modelos sejam descobertos e copiados, como na foto abaixo feita pelo pessoal da Autos Segredos, que captou o novo SUV da Fiat em testes. 

Continua após a publicidade

E aí, canaltechers? Já presenciaram carros camuflados assim nas ruas? Deixem nos comentários!

Fonte: The Next Web