Por que montadoras camuflam carros antes do lançamento?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A indústria automotiva é uma das mais movimentadas quando o assunto é espionagem industrial. Cada detalhe em um projeto pode fazer a diferença, e isso se reflete, claro, nos números e nas vendas dos carros, que estão cada vez mais acirradas devido à evolução natural dos produtos. Os atributos mais difíceis de esconder são aqueles relacionados ao design, já que é preciso colocar os carros nas ruas para testar suas capacidades e tecnologias, mesmo antes de ficarem prontos. A solução: camuflagem veicular.
- Análise | Mesmo com nova geração à vista, Hyundai Creta ainda é boa opção de SUV
- Ford Bronco chega ao Brasil para bagunçar mercado de SUVs; veja os detalhes
- Análise | Volvo S60 é supremo ao unir tecnologia, segurança e diversão
Essa camuflagem não é como outras que observamos em roupas militares, por exemplo. As empresas adotam padrões monocromáticos e desenhos confusos para conseguir atuar nas lentes das câmeras que, mesmo avançadas, não conseguem captar todos os detalhes. Essas camuflagens, à medida que o carro vai ficando pronto, são amenizadas, em um claro esforço para trazer o hype.
Na imagem abaixo, por exemplo, a Jeep, que testa um SUV de sete lugares, já exibe algo próximo do que será seu modelo finalizado. Para testar seus itens tecnológicos e o desempenho, nem sempre é possível se restringir à pista. Por isso, a empresa o levou para a rua, onde o automóvel está sujeito a cliques. Entretanto, como quase sempre estão em movimento, é complicado para as lentes captarem tudo o que a carroceria oferece. Os padrões e formas variam bastante, mas quase sempre as cores são preta e branca.
Por mais que chame a atenção das pessoas e curiosos, as camuflagens veiculares atuam para impedir que detalhes da carroceria sejam vistos com facilidade, como frisos, vincos, curvaturas, faróis e outros adereços.
Quando as empresas querem esconder ainda mais, utilizam capas realmente pesadas para evitar que seus modelos sejam descobertos e copiados, como na foto abaixo feita pelo pessoal da Autos Segredos, que captou o novo SUV da Fiat em testes.
E aí, canaltechers? Já presenciaram carros camuflados assim nas ruas? Deixem nos comentários!
Fonte: The Next Web