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Por que donos de carrões preferem não pagar IPVA? Veja os motivos

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Maio de 2023 às 09h30

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Divulgação/Ferrari
Divulgação/Ferrari

O pagamento anual do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é obrigatório e faz muita gente apertar o orçamento a cada início de ciclo. A regra, porém, parece não importar muito para donos de carrões caríssimos, como Ferrari, Rolls-Royce ou Lamborghini.

Afinal de contas, a alíquota média do IPVA corresponde a 4% do valor do veículo. No caso destes supercarros, que chegam a custar até R$ 2,8 milhões, a taxa que o proprietário precisa pagar é extremamente alta. E esse é apenas um dos motivos pelos quais os donos dos carrões optam por não pagar o IPVA.

Vale lembrar que o não pagamento do imposto impede o proprietário de realizar o licenciamento do carro, que também é obrigatório por lei para renovação do CRLV-e, documento que o motorista precisa portar para rodar no país.

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Além disso, o carro pode ser apreendido em blitzes policiais, e o dono corre o risco de ter o nome incluído no Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais).

Motivos para donos de carrões não pagarem IPVA

A lista de motivos para os donos de carrões optarem por não pagar o IPVA começa justamente pela alíquota estabelecida pelo governo na cobrança. Em um carro de R$ 2 milhões, por exemplo, o proprietário teria que pagar, anualmente, R$ 80 mil para quitar o débito.

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Hoje em dia, com a Selic, taxa básica de juros, batendo em 13,75% ao ano, o consenso parece indicar que o melhor caminho a tomar com o dinheiro que seria aplicado no pagamento do IPVA seja a alocação em algum fundo que já tenha um valor substancial investido.

O segundo motivo pelo qual os donos de carrões optam por não pagar o IPVA é uma crítica velada ao governo, ou melhor, aos departamentos que cuidam das vias — ruas, avenidas e rodovias — em todo o Brasil. Pelo menos foi isso o que Paulo Korn, da Car Chase Consultoria Automotiva, explicou ao portal Uol.

Segundo Korn, há outros pontos que os donos de carrões com preços estratosféricos alegam para simplesmente não pagar o IPVA:

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  • Alto custo das peças de reposição;
  • Estrutura inadequada para importação de peças;
  • Escassez de mão de obra especializada;
  • “Esquecimento” (segundo ele, muitas vezes o pagamento fica a cargo de terceiros).

Top 5 maiores devedores de IPVA em 2023

Agora que já explicamos um pouquinho do que acontece com quem resolve deixar de pagar o IPVA e elencamos os argumentos que os donos de carrões milionários utilizam para não quitar o imposto, vamos listar abaixo os 5 maiores devedores de IPVA em 2023.

Vale ressaltar que os dados são relativos a carros registrados somente no estado de São Paulo, ok?

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5. Rolls-Royce Ghost (2012)

O dono do luxuoso Rolls-Royce fabricado em 2012, hoje avaliado em R$ 2,45 milhões pela Tabela Fipe, ostenta o carrão por aí, mas não é muito favorável ao pagamento do IPVA.

O proprietário do imponente carrão da marca britânica não honra com o pagamento da alíquota do imposto há 9 anos e, graças aos juros e correção que incorrem sobre as inadimplências, já soma quase metade do valor do carro em débitos: R$ 1.207.045,06.

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4. Lamborghini Gallardo (2010)

A quarta posição entre os maiores devedores de IPVA em São Paulo cabe ao dono de um superesportivo de respeito: a Lamborghini Gallardo produzida em 2010, que hoje custaria R$ 1.145.988.

Se resolver quitar os débitos dos 12 anos de IPVA que estão em aberto, o proprietário do carrão terá que vender a máquina e ainda completar o valor, já que a dívida alcançou impressionantes R$ 1.205.468,20.

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3. Ferrari F430 Spider (2007)

O terceiro entre os 5 maiores devedores de IPVA em São Paulo também está há mais de uma década sem honrar o pagamento do tributo. São 11 anos que o dono de uma Ferrari F430 Spider, produzida em 2007, dá calote no estado.

Como o carro está avaliado pela Fipe em R$ 1.257.065, o dono do esportivo provavelmente prefere continuar se arriscando, já que a dívida total com os cofres públicos já está em R$ 1.189.898,85 (dá pra comprar um carro popular com o troco, hein?).

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2. Ferrari 599 Aperta (2011)

O vice-campeão em dívidas é o proprietário de outra Ferrari, a modelo 599 Aperta, fabricada em 2011. O carro sequer existe na Tabela Fipe, de tão raro que é, mas lá fora custa cerca de US$ 1,2 milhão (aproximadamente R$ 6 milhões).

Olhando por esse prisma, a dívida de R$ 1.245.952,22 até que é “pequena”, mas o proprietário parece não se importar muito, pois não sabe o que é pagar o IPVA nos últimos 8 anos.

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1. Ferrari 458 Spider (2012)

O posto de maior devedor de IPVA de São Paulo em 2023 também é de um dono de Ferrari. O proprietário da 458 Spyder fabricada em 2012 tem 9 débitos acumulados, totalizando R$ 1.285.085,77.

No caso deste “caloteiro”, a simples venda do superesportivo bastaria para pagar as contas e ainda comprar um belíssimo carro com o troco, já que a 458 Spyder 2012 custa, hoje, R$ 2.845.664, de acordo com a Tabela Fipe.

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*Com informações: Fipe e Uol