Publicidade

Por que carros sedan vendem cada vez menos no Brasil?

Por  | 

Compartilhe:
Benjamin Child/Unsplash/CC
Benjamin Child/Unsplash/CC

Ford Del Rey, Fiat Siena, Volkswagen Santana, Chevrolet Monza. Sabem o que esses quatro carros têm em comum? São representantes do segmento dos sedans e, em um passado não muito distante, figuravam entre os carros mais vendidos do Brasil..

Atualmente, porém, dá para contar nos dedos quais carros "3 volumes" (sinônimo para sedan) têm se destacado no mercado brasileiro. E a maior prova disso está no ranking mensal dos mais vendidos do país.

O CT Auto acompanha, mês a mês, a relação de emplacamentos divulgada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). E são esses números que comprovam a decadência do segmento dos sedans no país.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para contextualizar o que estamos falando, aqui vai um exemplo: em maio de 2025, o sedan mais vendido do Brasil foi o Chevrolet Onix Plus, com 3.924 unidades emplacadas. Sabem o lugar que ele ocupou no ranking geral? Apenas o 16º posto. E por que os sedans vendem cada vez menos? É isso o que o CT Auto vai tentar explicar.

Sedans em baixa? "Culpa" dos SUVs

A queda nas vendas dos sedans coincide com o crescimento de um outro segmento: o dos SUVs. Os chamados utilitários conquistaram a preferência do consumidor brasileiro e acabaram tirando espaço dos 3 volumes.

Os SUVs oferecem maior altura em relação ao solo, sensação de segurança e espaço interno mais amplo. Os consumidores brasileiros passaram a valorizar esses atributos, tornando os SUVs os modelos mais vendidos no país. Em 2020, os SUVs representavam cerca de 32,7% dos emplacamentos, número que saltou para 53% nos últimos anos.

A versatilidade dos SUVs também é um fator determinante para o crescimento do segmento e a decadência dos sedans. Com maior capacidade de carga e melhor desempenho em terrenos variados, os SUVs atendem melhor às necessidades de motoristas que buscam praticidade no dia a dia.

Mais conectados e tecnológicos que os sedans, os novos modelos de SUVs também atraem consumidores. Embora muitos sedans também sejam excelentes nesse quesito, os SUVs contam com sistemas mais avançados, assistentes de condução e maior conectividade com dispositivos móveis, fatores que pesam na decisão de compra.

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*