Por que não se usa mais tração traseira nos carros?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Carros com tração traseira são mais estáveis, especialmente em altas velocidades, têm distribuição de peso mais equilibrada, melhor raio de direção e frenagem mais eficiente. Por tudo isso, acabam se tornando mais gostosos de dirigir.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Carro híbrido estraga ao rodar apenas no modo elétrico?
- Por que carros sedan não têm limpador de vidro traseiro?
Por que, então, as montadoras optaram por não fabricar mais tantos carros com tração traseira, exceto em modelos esportivos? É isso o que a reportagem do Canaltech perguntou para um dos maiores especialistas do segmento no Brasil.
Conversamos com Fernando Batista, o Batistinha, piloto, preparador e proprietário da BTS Performance. E ele explicou, de maneira bem simples, os motivos pelos quais hoje não se usa mais tração traseira na maioria dos carros.
“A maioria prefere os carros com tração dianteira porque geram menos custos. Isso acontece porque ele leva menos peças. Não precisa cardan [componente que transmite a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial], o diferencial já está acoplado no câmbio. Acaba ficando mais compacto, mais leve e reduzindo os custos para a montadora”, resumiu.
Vantagens e desvantagens da tração traseira
Os carros com tração traseira, vale lembrar, são aqueles que contam com um motor montado longitudinalmente na dianteira, configuração que transfere a força da tração para as rodas traseiras. Resumindo: a tração traseira faz com o que o carro rotacione a traseira em direção oposta à curva caso o motorista perca o controle.
Há algumas boas vantagens que esse tipo de carro oferece:
- Maior aderência no momento da aceleração;
- Inércia mais uniforme nas curvas;
- Melhor distribuição de peso.
Nem tudo, porém, é extremamente positivo em carros de tração traseira e, por isso, hoje as montadoras preferem os modelos com tração dianteira.
Entre as desvantagens que se destacam em carros com tração traseira e contribuem para as montadoras limitarem os modelos equipados dessa forma, as principais são:
- Maior custo de produção;
- Pior para tracionar em pistas com neve, gelo ou areia;
- Espaço interno reduzido por conta do túnel alongado do cardan;
- Aumento de peso do carro.
Quais carros têm tração traseira no Brasil?
Entre os carros com tração traseira que resistem no mercado e estão à venda no Brasil destacam-se o Ford Mustang Mach 1, BMW 320i M Sport, BMW M2 Competition e Porsche 718 Boxster GTS, entre outros.
O que todos eles têm em comum, além de pertencerem a marcas premium e, por isso, custarem bem mais caro que os carros "comuns"? O especialista Batistinha respondeu para o Canaltech:
“O uso da tração traseira acabou ficando direcionado principalmente para os carros de pista, considerados mais superesportivos", concluiu o preparador, que tem no Ford Mustang uma de suas especialidades.