Pneu sem ar e que não fura: Michelin e GM anunciam lançamento do Uptis para 2024
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Michelin e a General Motors estão trabalhando juntas desde 2017 para colocar no mercado um pneu diferente de tudo o que você já viu rodando por aí. Nesta semana, quatro anos depois do início do projeto, antes chamado de Vision, ele finalmente foi anunciado: trata-se do Uptis, sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furo.
- Novo pneu da Pirelli se regenera sozinho após ser furado; veja como
- Engenharia reversa mostra tudo o que carros da Tesla "escondem"
- Planos da Toyota para o Brasil vão além de motor híbrido a etanol
O Uptis foi trabalhado em cima de um conceito inovador, que permitirá aos pneus rodarem sem ar e não correrem o risco de furar. Para isso, ele foi construído utilizando borracha regular e fibra de vidro, além de outros compostos voltados para sustentabilidade. A ideia é “imitar” o que é feito nos veículos lunares, ou seja, dispensar o ar pressurizado e adotar o uso de pequenos raios feitos de plástico reforçado com vidro, que servem de apoio à banda de rodagem.
“A tecnologia sem ar permite que a Uptis reduza o risco de pneus furados e outras falhas de perda de ar que resultam de furos ou perigos na estrada”, explicou a marca em seu site oficial. “Quando aplicada à produção em grande escala, essa característica significa que o Uptis oferece um potencial significativo para reduzir o uso de matérias-primas e resíduos”, completou.
Segundo a Michelin, os pneus sem ar e que não furam já foram testados com sucesso no Chevrolet Bolt e provaram estar prontos para chegar em breve ao mercado. “O Protótipo Uptis demonstra a capacidade de inovação da Michelin, tanto no domínio desses materiais de alta tecnologia quanto na abordagem de desenvolvimento em estreita colaboração com a GM, que valida nosso conceito como um roteiro para inovação”, comentou Eric Vinesse, executivo do departamento de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Michelin.
Sustentabilidade
A ausência de ar comprimido e a utilização de materiais diferentes para a fabricação dos pneus sem ar e que não furam foram destacadas pela Michelin como benéficas para o meio-ambiente. Segundo a marca, aproximadamente 200 milhões de pneus em todo o mundo são sucateados prematuramente a cada ano por conta de perfurações, danos causados por perigos na estrada ou pressão de ar inadequada, que acaba causando desgaste irregular.
A entrada dos pneus Uptis no mercado será, na visão da marca e da General Motors, parceira no projeto, fundamental para mudar esse cenário. “Uptis é a solução ideal para impulsionar a indústria automotiva para o futuro, e um grande exemplo de como nossos clientes se beneficiam quando colaboramos e inovamos com nossos parceiros fornecedores”, comentou Steve Kiefer, vice-presidente sênior de compras globais e cadeia de suprimentos da General Motors.
Ainda não há uma data exata para os pneus sem ar e que não furam da Michelin começarem a ser vendidos no mercado, mas a previsão é que eles sejam oficialmente lançados em 2024. Em relação aos preços, até o momento, nem General Motors nem a fabricante de pneus deram qualquer dica para os consumidores.
Fonte: Michelin