Publicidade

Plano da Toyota para carros elétricos envolve algo que todo mundo gosta

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Dezembro de 2021 às 16h40

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

A Toyota tem planos interessantes para o mercado de carros elétricos, mas não espere por veículos com autonomia muito grande. Segundo um executivo da montadora, a ideia é desenvolver automóveis zero emissão que sejam mais acessíveis e quie caibam no bolso do consumidor. Para isso, as baterias precisarão ser dramaticamente menores.

Em entrevista ao portal Green Car Reports, o vice-presidente da Toyota para a América do Norte, Cooper Ericksen, afirmou que para que os carros elétricos realmente façam diferença do ponto de vista ambiental, é necessário que eles sejam vendidos em grandes quantidades, a preços menores e realmente populares.

"Para ter um impacto positivo no meio ambiente, você deve vender um grande volume de carros, então é realmente importante que o preço seja colocado de um modo que possamos fazer disso um modelo de negócios real", disse Ericksen.
Continua após a publicidade

Prova disso é que, durante o anúncio do seu primeiro carro elétrico, o SUV bZ4X, a montadora também revelou que iria realizar um investimento de US$ 13,5 bilhões somente no desenvolvimento de baterias, de modo a achar soluções para essa parte fundamental desse segmento. O objetivo é que, no futuro, o valor das células sejam reduzidas pela metade.

Para Ericksen, com o passar dos anos, a autonomia não será mais problema para os compradores desses carros, pois as cidades estarão mais bem estruturadas para isso. Desse modo, será mais fácil "manter" um veículo zero emissão sem precisar contar com grandes alcances de bateria.

"As baterias são caras e quanto maior você ela for, mais cara ela fica. Eu acho que a longo prazo não é apenas uma questão de alcance, alcance por si só, mas sim combinar a faixa e o preço com o que o consumidor pode pagar", disse o executivo.
Continua após a publicidade

Primeiro carro terá boa autonomia

O próprio SUV elétrico Toyota bZ4X deve ter uma boa autonomia a princípio. Segundo a Toyota, sua bateria será de 71,4 kWh, capaz de fazer o carro rodar 500 quilômetros em versões equipadas com tração dianteira e 460 quilômetros para os que optarem pelo modelo com tração nas quatro rodas.

Por se tratar de um veículo posicionado em um patamar "premium", essa autonomia, segundo a Toyota, é justificada, já que, no plano de popularização dos carros elétricos, os modelos que ultrapassem os 400km de alcance serão vendidos sob a marca Lexus, o braço de luxo da montadora.

Continua após a publicidade

Fonte: Green Car Reports