Google e Toyota ajudam a criar van que faz entregas sozinha; conheça

Google e Toyota ajudam a criar van que faz entregas sozinha; conheça

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 24 de Novembro de 2021 às 14h35
Divulgação/Nuro

A Nuro, startup especializada em veículos autônomos, relançou seu principal produto em desenvolvimento após uma boa rodada de investimentos, a van elétrica Nuro R2. Com ajuda da Toyota e do Google, esse carrinho pode indicar como será o futuro das entregas, já que operará com extrema segurança, confiabilidade e capacidade de carga ideal para uso urbano.

Com duas portas de abertura vertical, a Nuro R2 tem bons 2,75m de comprimento por 1,30m de altura. Sem confirmar se o veículo vai levar alimentos, a Nuro revela que sua estrutura é bastante resistente e que seu sistema de monitoramento das vias é dos mais modernos do mercado. Além de radares, o carrinho elétrico também é equipado com uma câmera de alta definição com visão 360º.

Essa câmera, aliás, também pode ser útil para vigilância de bairros, já que consegue transmitir as imagens em tempo real com boa qualidade, além do monitoramento de trânsito, podendo, inclusive, aplicar multas se necessário. Esse projeto é chamado internamente pela Nuro de Law Enforcement Interaction Plan.

Para tornar as viagens da Nuro R2 mais eficientes, todo o sistema de mapas, caminhos e comportamento do carrinho ficarão abrigados na nuvem, com o Google Cloud. O acordo da startup com a gigante da tecnologia tem duração de cinco anos, com os dados e informações podendo ser aperfeiçoados a qualquer momento seja pela fabricante do veículo quanto pelas empresas varejistas que o utilizarem — bem como a autoridades.

(Imagem: Divulgação/Nuro)

Já com relação ao desempenho, a Nuro R2 é equipada com uma bateria de 31 kWh, mas a companhia não disse exatamente qual a potência e a autonomia do carrinho. De todo modo, por ter perfil somente de entregas urbanas, a van alcança apenas 50km/h, nada que coloque a vida de pedestres e outros motoristas em risco. Seu carregamento também não foi especificado, mas deve ser idêntico ao de outros carros elétricos.

Em termos de mercado, ainda não há previsão de quando a Nuro R2 será colocada à disposição para compra. No momento, o veículo passa por um período de testes nos Estados Unidos, já avalizado pelo NHTSA, o departamento de trânsito local. A Nuro, aliás, acabou de passar por um período de investimentos externos, que contou com a participação da Woven Capital, fundo que conta com aportes da Toyota.

Fonte: Nuro, Motor1

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