Novos híbridos da Peugeot dão show de eficiência em Rally urbano
Por Paulo Amaral |

As versões híbridas do Peugeot 208 e do 2008, duas das principais novidades da linha 2026 da marca francesa para o mercado brasileiro, foram colocadas à prova pela reportagem do CT Auto em um longo e desafiador, mas divertido Rally urbano. E mostraram que têm tudo para ampliar o interesse do consumidor pelos modelos.
Dotados de um novo conjunto mecânico, formado pelo motor Turbo 200 (1.0 Turbo Flex de 130 cv), que trabalha aliado a um propulsor elétrico e a uma bateria de íons de lítio de 12V, os híbridos leves da Peugeot entregaram um resultado surpreendente, com consumo de combustível bem mais eficiente do que o oficialmente divulgado pela marca.
A comprovação foi aferida ao final da terceira edição da chamada Copa Peugeot, que reuniu 17 profissionais de imprensa em uma competição diferente. Divididos em duplas (um correu sozinho), os jornalistas disputaram um rally de regularidade, com regras bem definidas, entre São Paulo e Paraty, no Rio de Janeiro, a bordo dos novos híbridos da marca.
O objetivo do Rally urbano, como detalharemos em outro conteúdo, não era ser o mais rápido, e sim manter uma regularidade em cada um dos trechos demarcados pela organização, priorizando consumo e eficiência energética dos novos powertrains embarcados no hatch e no SUV compactos. Veja o que os novos 208 e 2008 Hybrid “aprontaram” na competição.
Consumo oficial x consumo “real”
Se o inédito percurso da primeira etapa da terceira edição da Copa Peugeot tinha como objetivo ressaltar o ótimo desempenho dos novos motores do 208 e do 2008, ele foi alcançado com enorme êxito.
O trajeto contou tanto com trechos urbanos quanto com rodoviários, com direito a descidas e subidas de serra. Assim, o uso correto das acelerações e frenagens para regeneração de energia acabou sendo determinante para o trabalho dos motores híbridos superar os números de consumo oficiais divulgados pela marca.
Em seu material de divulgação, a Peugeot informou que o motor Turbo 200, atrelado ao conjunto elétrico, reduz em até 10% o consumo de combustível em ciclo urbano. A média oficial do 208, por exemplo, fica entre 9,6 e 13,8 km/l com gasolina (cidade/estrada), enquanto a do 2008 gira entre 9,6 e 13,7 km/l nas mesmas condições.
Ao fim do Rally urbano, para surpresa geral, os números foram ainda melhores: 14,87 km/l, em média, para o Peugeot 208 Hybrid, e 14,06 km/l aferidos pela organização após o fim de prova do SUV com motorização híbrida leve.
Como são os novos Peugeot 208 e 2008 Hybrid?
Em termos estéticos, nada mudou nos novos integrantes dos portfólios do Peugeot 208 e do SUV 2008. As principais alterações, como já adiantamos, ficaram por conta do powertrain híbrido, o mesmo utilizado pela Fiat nas linhas do Pulse e do Fastback.
O motor 1.0 Turbo Flex de 130 cv e 20,4 kgf/m de torque aliado ao sistema elétrico, porém, não é o único responsável pela ótima eficiência dos híbridos da Peugeot. Afinal, o sistema conta ainda com o câmbio automático CVT, com até 7 velocidades simuladas, sistema Advanced Start & Stop e duas formas de regeneração de energia: o e-Braking, que recupera energia cinética durante frenagens, e o e-Coasting, que faz a regeneração durante desacelerações por inércia.
Por dentro, ambos os modelos vêm equipados com a central multimídia Peugeot i-Connect Advanced de 10,3”, que garante integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
O painel i-Cockpit 3D Hybrid 10” exibe em tempo real o fluxo de energia e a performance do sistema híbrido, enquanto a conectividade embarcada permite otimização das rotas com a navegação online. Outro ponto importante é que as atualizações são OTA (Over The Air), que descartam a necessidade de comparecer às concessionárias.
Os novos Peugeot 208 e 2008 Hybrid custam entre R$ 126.990,00 e R$ 162.990,00 respectivamente. Ambos ocupam a posição de topo de gama em seus respectivos portfólios.
Leia também:
- Tecnologia pura: como é o sistema super-híbrido do Jaecoo 7?
- Quanto custaria um Escort Hobby hoje, com a inflação?
Vídeo: Peugeot 2008: Um convite à experiência de dirigir com estilo.