Publicidade

Novo Fiat 500 elétrico chega ao Brasil em agosto; o que esperar?

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Julho de 2021 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/Fiat Itália
Divulgação/Fiat Itália

A Fiat anunciou que a versão elétrica do Fiat 500 será lançada no Brasil no dia 3 de agosto. Sem dar muitos detalhes sobre o automóvel, a montadora italiana já iniciou a divulgação e as peças de marketing para a chegada do seu primeiro veículo 100% elétrico ao país, que deve marcar o início de uma guinada à eletrificação dentro do grupo Stellantis. Anteriormente, a empresa também confirmou as importações das variantes híbridas plug-in do Jeep Compass e Renegade para o final do ano

Mesmo sem confirmar oficialmente, a versão do 500 que será vendida por aqui é a Icon, a topo de gama que já está em circulação na Itália. Essa informação pode ser confirmada graças ao registro feito pela montadora no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com a nomenclatura "500e Icon". Se confirmada essa opção, a Fiat seguirá uma estratégia inicial idêntica a de outras montadoras, que sempre testam um novo produto com seu modelo mais completo.

Continua após a publicidade

No caso do 500e Icon, além de ser o mais completo, também é o que possui motor mais potente e com mais autonomia dentro da linha elétrica. Seu propulsor consegue despejar 118cv e 22,4 kgf/m de torque imediatos, o suficiente para que ele faça um 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, excelentes números para um veículo que pesa módicos 1.395 kgs. Para efeito de comparação, o 500 antigo vendido no Brasil pesava apenas 1.061 kgs.

Já na autonomia, é esperado que ele tenha o mesmo alcance da versão europeia do 500e Icon. Segundo a Fiat, ele pode rodar até 320 km com uma carga completa das baterias em circuito misto cidade/estrada. Com seus 42 kWh, a bateria pode ser carregada completamente em um ponto de 11 kW (trifásico) em pouco mais de 4 horas. Já em corrente contínua de 85 kWh, o carregamento de 0 a 80% da carga é em apenas em 35 minutos. 

Em termos de preços, é possível que o 500e Icon chegue ao Brasil custando algo bem próximo de rivais diretos, como o Renault Zoe eTech e Chevrolet Bolt, na casa dos R$ 220, R$ 230 mil.