Novo carro voador da Xpeng mistura Cybertruck com SUV e drone
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
A AeroHT, divisão de veículos voadores da fabricante chinesa de carros elétricos Xpeng, mostrou ao público de forma oficial seu primeiro modelo, que, na verdade, é um "2-em-1". O Land Aircraft Carrier é uma espécie de SUV de seis rodas, que transporta em seu porta-malas um drone para passageiros.
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Com nome que pode ser traduzido literalmente como "porta-aviões terrestre", o Land Aircraft Carrier teve seu projeto apresentado em outubro de 2023. Agora, é a vez da primeira aparição pública do modelo, ainda em fase de testes, com pré-venda marcada para o período entre novembro e dezembro.
Segundo o fundador e CEO da AeroHT, Zhao Deli, é esperado que o veículo modular custe entre US$ 200 mil e US$ 280 mil — entre R$ 1,2 milhão e R$ 1,57 milhão, na conversão direta e sem impostos.
Além disso, o executivo da startup da Xpeng apontou que uma segunda rodada de financiamento público iniciada em março, na China, arrecadou US$ 150 milhões (R$ 842 milhões), garantindo que a fabricação do Land Aircraft Carrier comece até outubro na unidade de Guangzhou, no sul do país.
Mistura de Cybertruck com drone
Na prática, o Land Aircraft Carrier parece com um drone da DJI em tamanho gigante, com capacidade para transportar duas pessoas: um condutor e um passageiro.
A cabine é formada por amplo para-brisa e duas portas transparentes, permitindo visibilidade de 270º, enquanto o equipamento de voo inclui dois pares de braços duplos, somando quatro conjuntos de hélices, rotores e motores elétricos, tudo com muito uso de fibra de carbono.
Pela promessa da Xpeng, qualquer pessoa pode se tornar habilitada a voar no módulo após 3 horas de treinamento, graças à ajuda eletrônica e ao único manche. Decolagem e pouso podem ser comandados de forma manual ou autônoma com apenas um toque de botão, segundo a fabricante.
A aeronave dobra rotores e hélices para ser transportada e recarregada no porta-malas do Crossover, uma mistura entre a picape Tesla Cybertruck com um SUV, no que a AeroHT chama de "design cyber-mecha".
Com 5,5 metros de comprimento, 2 m de largura e 2 m de altura, o Crossover é chamado de "nave-mãe", pode transportar cinco pessoas e com porte similar ao de picapes médias como Toyota Hilux e Ford Ranger.
Os traços são angulares, buscando os 90 graus na dianteira, com capô quase inexistente e para-brisa bastante longo. As portas têm maçanetas escamoteáveis e fechamento suave eletrônico, como no Mercedes-Benz Classe S, sendo que as traseiras possuem abertura reversa.
Na traseira, é possível vislumbrar até um aceno ao estilo da Cybertruck. A parte traseira lembra muito a caçamba da picape da Tesla, mas com dupla abertura: a parte final do teto se levanta ao estilo fastback, enquanto outras duas portas menores e verticalizadas se abrem lateralmente, como na Fiat Toro.
O veículo pode encarar o off-road e tem sistema 6x6, como a Mercedes-Benz usou no raro G 63 AMG 6 × 6 de 2007. Enquanto o eixo frontal é direcional, a tração convencional está nos dois eixos traseiros, com reduzida passando para todos os três eixos. Já o terceiro eixo também pode ser esterçado, de forma automática, para facilitar manobras de ré, contornos de curva e práticas fora-de-estrada.
Autonomia de Ford F-150
Veículo voador e "nave-mãe" possuem sistema elétrico de motorização de 800V, com alta capacidade de energia e recarga rápida das baterias de carbeto de silício. O Crossover tem ainda um motor a gasolina que não movimenta as rodas, servindo apenas como extensor de autonomia.
Segundo a Xpeng, a solução permite autonomia de até 1.000 km no ciclo chinês (CLTC) para uso urbano e rodoviário, autonomia similar ao da picape grande Ford F-150, que utiliza motor V8 a gasolina.
Além disso, o Crossover tem capacidade de recarregar a aeronave de 30 a 80% em 18 minutos. No total, o drone pode fazer "de 5 a 6 ciclos de voo", mas distância ou tempo de voo não foram informados.
Durante a apresentação do veículo voador nesta semana, houve apenas demonstrações de decolagem e pouso vertical rápidos, por rádio-controle, sem qualquer pessoa na cabine do veículo.
Land Aircraft só desembarca em 2026
A Xpeng promete o primeiro voo tripulado do Land Aircraft Carrier para 12 de novembro, durante a Zhuhai Air Show, maior exibição chinesa de aviação comercial e aeroespacial.
Depois, fará a primeira aparição para o público amante de carros durante o Salão do Automóvel de Guangzhou, também em novembro. Por fim, será a vez da pré-venda, até dezembro.
Nenhuma entrega, porém, é esperada para antes de 2026, uma vez que a companhia ainda precisa terminar o desenvolvimento dos sistemas de voo, fazer parcerias com áreas de pontos de pouso e ainda obter certificações junto ao governo chinês.
Essa fase final inclui testes com 200 aeronaves para determinar falhas de sistemas críticos de voo, rotores, motores e baterias, além do desempenho em temperaturas altas e baixas.
Nos planos da Xpeng estão, ainda, a organização de uma malha de heliportos a até "30 minutos de carros das principais cidades" da China, além de mapas de rotas e sensores para os voos autônomos.
Já são 70 contratos firmados, mas que podem chegar a 200 até o final de 2024, ainda segundo o chefe da startup AeroHT.
“O novo capital fortalecerá a pesquisa e a desenvolvimento de produtos, bem como acelerar a produção em massa dos nossos e o processo de comercialização dos nossos produtos”, afirmou Deli.