Publicidade

Nova CNH: entenda novas categorias que aparecem no verso

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Dezembro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Divulgação/Contran
Divulgação/Contran

Lançada em junho de 2022, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou mais moderna e passou a ter validade de 10 anos, além de trazer outros benefícios, como novo grafismo que evita fraudes, o código MRZ e a possibilidade de ser acessada totalmente online. Mas uma das mudanças trouxe certa polêmica: a nova divisão de categorias.

Se você observar no verso da sua CNH, vai notar que agora existem subcategorias além das já conhecidas. Por padrão, no Brasil, temos A, B, C, D e E, mas foram acrescentadas, por exemplo, ACC, B1 e BE. Segundo o Detran, essas novas siglas entraram para que o documento ficasse em conformidade com normas internacionais.

No Brasil, segue tudo igual e você não precisará fazer uma nova prova para, por exemplo, dirigir um veículo que se enquadraria na categoria BE, ou seja, um carro mais um eixo no engate. Novas provas e exames seriam exigidos se você quisesse, no caso, estar apto a conduzir veículos da categoria C, como a picape RAM 3500.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a CNH brasileira é válida na maioria dos países em que o Brasil mantém relações diplomáticas. No entanto, vale a pena tirar o PID (Permissão Internacional para Dirigir), que custa R$ 295,05.

Quais são as categorias da CNH?

O Brasil possui seis categorias de CNH. São elas:

Continua após a publicidade

ACC

É a autorização para conduzir ciclomotor que permite ao cidadão dirigir veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinqüenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinqüenta quilômetros por hora.

A

Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.

Continua após a publicidade

B

Condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista.

C

Condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg.

Continua após a publicidade

D

Condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 8 lugares, excluído o do motorista.

E

Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 lugares.