Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nissan lança primeira loja 100% online para compra de carros novos

Por| 18 de Agosto de 2020 às 11h07

Link copiado!

Nissan
Nissan

As montadoras têm encontrado soluções criativas para encarar a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e continuar, de alguma maneira, vendendo seus automóveis. Claro que o volume de vendas caiu consideravelmente, mas, já é possível enxergar alguma melhora nas últimas semanas. E é nesse embalo que a Nissan do Brasil anunciou algo inédito em nosso mercado: a criação de uma loja virtual com o processo de compra de veículos novos 100% on-line, a Loja Virtual Nissan.

Em apresentação realizada exclusivamente para a imprensa na manhã dessa segunda-feira (17) e que foi acompanhada pelo Canaltech, a Nissan mostrou o passo a passo de como essa ferramenta, que é uma das mais avançadas do mundo neste segmento, funcionará. De quebra, a montadora avisou que seu mais novo produto para 2020, o Nissan Versa V-Drive, só poderá ser comprado na Loja Virtual Nissan. O V-Drive nada mais é que o Versa atual, que mudou de nome devido à chegada do Novo Versa, que acontecerá nos próximos meses.

Neste projeto a Nissan teve a ajuda de uma empresa especializada no desenvolvimento de plataformas de comércio eletrônico, a VTEX, além de utilizar as soluções digitais de pagamentos e financiamentos de veículos do Itaú Unibanco, outro parceiro da loja.

Continua após a publicidade

Como funciona?

Indo ao endereço oficial da loja, o cliente tem disponível o ciclo completo de compras. É possível se informar sobre o modelo, configurar a opção de sua conveniência, definir o modo de pagamento, escolher a concessionária de retirada, concluir a compra e acompanhar o status do processo on-line até ser avisado da chegada do carro na loja para buscá-lo.

O projeto utilizou a tecnologia VTEX IO, um framework de desenvolvimento "serverless", que permite a criação de uma página com recursos e aplicativos customizados que oferecem uma navegação simples e uma experiência de compra on-line diferenciada. Além disso, a plataforma IO se destaca pela sua flexibilidade e simplicidade na implantação de novas soluções e upgrades ao longo do tempo, possibilitando uma navegação intuitiva e simplificada para o usuário, com aprovação de financiamento totalmente online, para uma experiência 100% digital, do começo ao fim do processo de compra.

Continua após a publicidade

Algo parecido com a Loja Virtual Nissan foi feito em 2018, quando a empresa começou a pré-venda on-line do Nissan Leaf no Brasil e foi a pioneira em usar o sistema de inteligência artificial de chatbot para atender clientes em sua página oficial. Depois disso, a Nissan avançou para diversificar sua presença "on” e “offline" com ações como a criação do Nissan Customer Innovation Hub, uma consultoria digital da marca treinada para atender o cliente de maneira ágil e precisa, o lançamento de uma página oficial no Mercado Livre e a adoção de WhatsApp via Bot e com inteligência artificial para agendamento de test-drive de carros pelos clientes.

Essa loja, aliás, pode ajudar a Nissan em eventuais lançamentos e pré-vendas, o que pode facilitar não apenas a montadora, mas seus concessionários, a organizar as reservas e ter uma boa ideia da margem de interesse nos novos carros, como o próprio novo Versa e outros modelos planejados para o mercado brasileiro.

“A evolução digital da marca ganha mais relevância com a loja virtual, oferecendo comodidade ao cliente, que pode comprar um carro novo de qualquer lugar e a qualquer momento. Com esta iniciativa, reforçamos o conceito da nossa marca, Nissan Intelligent Mobility, que vai além do uso do automóvel, envolve toda a experiência do consumidor, com o ciclo completo, que começa quando ele quer conhecer o produto. A Loja Virtual Nissan oferece tecnologia e inovação realmente úteis. Convido todos os nossos clientes a experimentar esta ferramenta única no país”, afirma Tiago Castro, diretor sênior de Marketing e Vendas da Nissan do Brasil.

Promoção de lançamento

Continua após a publicidade

Para iniciar as vendas por meio de sua loja oficial, a Nissan vai começar com um "novo" produto, o Nissan Versa V-Drive, que, como citamos acima, recebeu esse nome devido à chegada do novo Nissan Versa, que acontecerá ainda este ano. O carro, que é feito no Brasil, é um dos mais utilizados por motoristas de aplicativo, por ter bom espaço e motor econômico, o 1.0 de 12 válvulas. Para comprá-lo, aliás, será possível somente por meio da Loja Virtual Nissan.

Para inaugurar o serviço, os 100 primeiros compradores receberão:

  • O “Nissan Protect” Pacote Plus, que inclui, sem custos, as 3 primeiras revisões + 1 ano adicional de Nissan Way Assistance
  • R$ 200 de voucher de combustível
  • 120 dias de carência para realizar o pagamento da 1ª parcela do financiamento
  • Tag de pagamento remoto “Sem Parar”, ativado com assinatura do Plano “Na Cidade” com 15 meses de gratuidade na mensalidade