Publicidade

Muito além de smartphones: Foxconn produzirá carros para outras montadoras

Por| 13 de Janeiro de 2021 às 13h30

Link copiado!

Wikipedia
Wikipedia
Tudo sobre Foxconn

Conhecida por produzir smartphones para diversas marcas - principalmente os iPhones - a Foxconn anunciou nesta quarta-feira (13) uma parceria com a montadora chinesa Zhejiang Geely Holding Group. Com isso, eles querem investir na fabricação de carros para outras montadoras.

A nova divisão terá 50% de participação societária para cada empresa. Além da produção dos carros, elas também prestarão serviços de consultoria em tecnologias de automóveis elétricos. Esta movimentação é mais um passo da mudança estratégica da Foxconn em direção ao setor automotivo. Recentemente, ela firmou um acordo com a startup chinesa de carros elétricos Byton para fabricar seus veículos. Além disso, a companhia taiwanesa também quer adquirir expertise para, quem sabe, produzir o tão propagado carro elétrico autônomo da Apple, que pode ser lançado em 2024.

A Foxconn também afirmara em outubro que pretendia fornecer componentes ou serviços para 10% dos veículos elétricos do mundo até 2027.

Continua após a publicidade

As ações da Geely subiram 1% com a notícia. Já as da Foxconn registraram alta de 2,4% após o anúncio da parceria.

Capacidade ociosa

Já para a Geely, a parceria permitirá que ela compartilhe sua primeira plataforma focada em carros elétricos - lançada em setembro do ano passado - com outras montadoras. Este também é o segundo negócio anunciado esta semana pela companhia chinesa, que disse que trabalhará com a gigante de buscas Baidu para produzir veículos elétricos.

A Geely também está empenhada em melhorar a taxa de utilização da capacidade de suas fábricas na China. Atualmente, a empresa tem participação societária na montadora sueca Volvo e ainda 9,7% da alemã Daimler AG. Sua principal empresa listada na Bolsa, a Geely Automobile, tem capacidade para construir mais de dois milhões de veículos por ano, mas vendeu apenas cerca de 1,32 milhão de unidades em 2020.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters