Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Motor a combustão de hidrogênio tem eficiência superior a 40%, apontam testes

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Outubro de 2021 às 11h20

Link copiado!

Divulgação/GAC Motors
Divulgação/GAC Motors

A GAC Motors, uma das maiores fabricantes de automóveis da China, anunciou o fim dos testes com seu motor a combustão abastecido com hidrogênio. Segundo dados colhidos pela empresa, a eficiência energética desse propulsor foi de 44%, o colocando como um dos mais seguros e menos poluentes quando comparado a um concorrente movido a gasolina. 

Segundo a montadora, a tecnologia utilizada no propulsor é desenvolvida pela própria GAC. Por aqui, o automóvel não terá uma célula de combustível para mover um propulsor elétrico, e sim uma câmara de combustão, como um carro convencional, mas em vez de usar combustível fóssil ou etanol, será usado o hidrogênio. Além disso, o calor será mais bem dissipado, minimizando o risco de incêndio. 

Em comunicado, a GAC explica que, ao fortalecer os pistões, anéis de pistão e bielas do motor, a dissipação de calor foi aprimorada tanto no cabeçote do cilindro quanto no bloco do motor, uma mudança aparentemente pequena que cria uma grande melhoria na confiabilidade e operação desse motor que, graças ao hidrogênio, será zero emissão de poluentes, tornando-se uma alternativa aos carros elétricos.

Continua após a publicidade

A GAC ressalta, porém, que vai continuar os testes com seu motor para que ele seja capaz de sustentar todo o veículo, já que esses testes foram apenas de performance, sem a necessidade de conversão de energia para o uso em outras funções do carro, como ar-condicionado, luzes e som. Em carros convencionais, a bateria dos veículos depende do funcionamento do motor e é nisso que a montadora vai trabalhar agora. 

Apesar de revelar o final dos testes, a GAC não deu detalhes sobre como será o lançamento comercial desse propulsor ou se ele será viável para produção em massa. Hoje a empresa também trabalha com carros elétricos, como o SUV GE3. 

Continua após a publicidade

Fonte: GAC Motors, Green Car Reports