Publicidade

Montadora chinesa terá carro elétrico com autonomia e carregamento surreais

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Agosto de 2021 às 17h10

Link copiado!

Divulgação/ GAC Aion Motors
Divulgação/ GAC Aion Motors

A GAC Aion é uma das montadoras mais importantes da China e se coloca como uma das principais no segmento de carros elétricos. Prova disso está em seu novo automóvel zero emissão, o Aion V, que promete autonomia de 1.000km e carregamento de 100% da bateria em menos de 10 minutos em sua versão topo de linha, bem superior a modelos da Tesla e outras marcas.

Segundo a GAC Aion, o Aion V terá duas versões: uma com carregamento de 3C (unidade coulomb) e outra de 6C, que dariam à bateria de grafeno capacidade de carga ultrarrápida — além da autonomia absurda. Os testes revelam que, na variante menor, o abastecimento seria de 0 a 80% em 16 minutos e 30% a 80% em 10 minutos, enquanto a mais potente levaria oito minutos para ir de 0 a 80% e apenas cinco minutos para carregar de 30% a 80%.

Mesmo sem revelar o tamanho da bateria e sua voltagem exata, a GAC Aion afirma que essa velocidade toda não afetaria o uso do automóvel e nem prejudicaria a durabilidade do componente. No teste, aliás, o carregador exibiu uma potência de carga de 481 kW enquanto a bateria estava com 80% da carga. Quando a tensão de carga atingiu 855,6 V, a corrente estava em 562,8 amperes, ajudando o carro a carregar 35,1 kWh em apenas 4 minutos.

Continua após a publicidade

Segundo a GAC Aion, o Aion V, que será um SUV médio, poderá rodar até 1 milhão de quilômetros mesmo com esse carregamento mais agressivo. Seu lançamento está programado para setembro de 2021, quando a empresa mostrará todo o aparato tecnológico e suas especificações técnicas, como a potência, torque e versões. Foi prometido, além da variante com autonomia de 1.000km, outra de 500km.

Fonte: Electrek