IA detecta mais de meio milhão de irregularidades de trânsito no Brasil
Por Danielle Cassita |

A Mapzer, empresa que usa inteligência artificial para o monitoramento urbano, descobriu mais de 500 mil irregularidades de trânsito em seis cidades de 11 estados brasileiros. A ferramenta funciona como uma espécie de vigilância urbana, que monitora vias, registra falhas e gera relatórios detalhados — tudo isso em tempo real.
- Nissan derruba preço do novo Kicks e SUV fica mais barato que Fiat Pulse
- Fiat joga preços do Argo no chão e hatch sai por valor de carro popular
O levantamento identificou mais de 538 mil casos de irregularidades relacionadas ao trânsito. Entre as ocorrências mais frequentes, 54,5% referem-se a veículos abandonados ou estacionados em calçadas, enquanto 35% dos registros são relacionados à sinalização horizontal apagada, irregular ou inexistente e 10,5% a placas danificadas ou ausentes.
De acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), 154 mil pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito nas Américas — e tais acidentes se devem, em partes, a fatores como problemas na sinalização nas vias.
Tecnologia para cidades mais seguras
Para coletar os dados, a Mapzer equipa veículos com câmeras, sensores e inteligência artificial, que identificam até 36 tipos de ocorrências urbanas. Diferentemente do que ocorre nas inspeções manuais, o sistema oferece cobertura ampla do território.
Com a ferramenta, levantamentos como este permitem identificação mais clara das prioridades de manutenção, bem como destinamento mais correto dos recursos públicos disponíveis.
Leia também:
- Volkswagen derruba preços do Tera e SUV fica mais em conta que Polo Highline
- Quanto ganha um Uber alugando carro? Saiba se vale a pena
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!
Fonte: AutoPapo