Quanto a loja lucra vendendo um carro 0km?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

O Brasil vive uma crise econômica e ela afeta diferentes setores da indústria. Um dos mais afetados é o mercado automotivo, fortemente regulado pelo dólar, hoje bem acima dos R$ 5 no país. Somando-se o fato de que as montadoras estão sofrendo com a crise de semicondutores, a vida do consumidor fica ainda mais complicada, com preços cada vez mais altos.
E são justamente os preços altos que estão assustando os compradores e levando muita gente a se perguntar: quanto uma loja lucra vendendo um carro novo 0km?
O Canaltech procurou algumas montadoras para dar a resposta exata para você. Entretanto, esse levantamento traz números estratégicos para as empresas e, obviamente, é muito difícil de obtê-los. Mesmo assim, existem alguns estudos e informações que podem ajudar a chegarmos a uma resposta.
Qual é a margem de lucro sobre um carro 0KM?
No Brasil, as alíquotas de impostos sobre um automóvel 0km podem variar de 30% a 48% e, dependendo do carro e modo de produção mais alguns encargos, podemos chegar a 54%. Alguns levantamentos feitos no passado mostram que a margem de lucro no país era uma das maiores do mundo, com valor estimado em 10% em toda a cadeia de fabricação, mas esse número pode variar muito. Não há um consenso.
Impostos que podem incidir sobre um carro:
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)
- PIS (Programa de Integração Social)
No entanto, enganam-se quem pensa que os preços aumentam somente para obter mais lucro. Atualmente, com a crise dos semicondutores e com o câmbio elevado, é praticamente questão de sobrevivência que os valores subam mês a mês, semana a semana.
Há alguns anos, a General Motors chegou a registrar prejuízos milionários em seus balancetes. Isso acontece porque há uma enorme demanda por carros de baixo valor agregado e, com isso, não há lucro, pois a conta não fecha.
Já empresas como a antiga Fiat-Chrysler (FCA), hoje Stellantis, tinha na plataforma Small-Wide uma grande fonte de dinheiro, já que vários carros de bom valor eram feitos nela, casos de Jeep Renegade, Fiat Toro e Jeep Compass. Preço maior, ótimo volume e pós-venda vantajoso, itens que geram ambiente fértil para lucro.
Portanto, chegar a uma única margem de lucro sem que as empresas revelem esses números pode soar utópico. Nem sempre as montadoras que vendem em maior volume são as mais lucrativas, pois entra o handicap de preço, custos e potencial de plataforma.
Com informações Jornal do Carro, InfoMoney, Quatro Rodas, Blog Rodobens