Publicidade

Jeep Grand Cherokee 2022 mantém luxo e ganha versões híbridas plug-in 4xe

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Outubro de 2021 às 07h30

Link copiado!

Divulgação/Jeep
Divulgação/Jeep

A Stellantis não estava blefando quando anunciou que o futuro das marcas sob a asa da montadora seria elétrico e, nesta sexta-feira (1), deu o primeiro passo ao apresentar a Jeep Grand Cherokee híbrida plug-in 4xe. A quinta geração do moderno SUV de cinco lugares, primeira a combinar motores a combustão e elétricos, manteve o tradicional luxo, mas deu um enorme salto em tecnologia. No anúncio da nova linha, a marca avisou: “Este será o Jeep Cherokee 4x4 mais avançado e capaz que já existiu”.

O lançamento nos Estados Unidos revelou que serão cinco as versões disponíveis com o novo sistema híbrido plug-in 4xe: Limited, Trailhwak, Overland, Summit e Summit Reserve. Todas terão exatamente a mesma motorização, composta por um motor a combustão 2.0 turbo e outros dois elétricos. Juntos, os três motores poderão gerar potência de 375 cv e 64,85 kgfm de torque. Um dos motores elétricos foi colocado pela Jeep no lugar do conversor de torque localizado na caixa de câmbio, para melhor gerenciamento.

Continua após a publicidade

A transmissão será automática, de oito velocidades, e contará com três modos distintos de condução: híbrido, elétrico e eSave. A autonomia do motor elétrico, no entanto, ainda é pequena. Segundo a Jeep, ela permitirá rodar exclusivamente nesse modo por apenas 40 quilômetros graças à bateria de 17 kWh, que funciona em uma arquitetura de 400 volts. O alcance total, no entanto, combinando o motor a combustão com os dois elétricos, é bem maior. A Grand Cherokee híbrida plug-in 4xe pode chegar a 708 quilômetros, de acordo com a Jeep.

Design

Em termos de design, a Grand Cherokee 2022 apresentou mudanças em relação à 4ª geração, mas nada muito radical. A grade frontal tem um novo desenho, o capô foi alongado e os faróis em LED também foram reestilizados e agora são mais estreitos. Na parte traseira, as lanternas, também em LED, invadem um pouquinho a lateral do SUV, que ganhou spoilers para melhorar o desempenho.

Continua após a publicidade

A Grand Cherokee 2022 cresceu. Segundo a Jeep, o SUV agora mede 4,91 metros de comprimento por 2,15 metros de largura, além de ter 1,81 metros de altura. O entre-eixos é de 2,96 metros, com o foco principal voltado para manter o conforto dos ocupantes.

O design é um pouco diferente nas versões Trailhawk e Trailhawk 4xe, as variantes “aventureiras” da Grand Cherokee 2022 em suas versões a combustão e híbrida plug-in. Ambas são equipadas com rodas de 18 polegadas, pneus off-road e ganchos de reboque. A versão híbrida tem ainda detalhes em azul e o emblema Trailhawk escrito em preto e azul.

Por dentro do lançamento da Jeep

Continua após a publicidade

As imagens internas mostraram que a tecnologia evoluiu na Jeep Grand Cherokee, tanto na versão normal quanto na híbrida. É possível equipar o carro com até 3 telas de 10,1 polegadas. As duas primeiras são de série - uma para a central multimídia e outra para o painel de instrumentos. A terceira, se o dono quiser, usa o sistema UConnect 5 e é destinada ao passageiro do banco traseiro.

O SUV também permite o emparelhamento do smartphone por Android Auto ou Apple Car Play, uso da Alexa, assistente virtual, graças ao ponto de acesso 4G LTE Wi-Fi incorporado aos modelos. O Wi-Fi a bordo, aliás, permitirá o acesso aos conteúdos do Amazon Prime Vídeo, via Fire TV.

Continua após a publicidade

Em relação à segurança, segundo a Jeep, as novas versões da Grand Cherokee 2022 contarão com 110 elementos ao todo, alguns deles opcionais. Os principais são:

  • Aviso de colisão em alta-velocidade,
  • Detector de tráfego cruzado,
  • Monitoramento de ponto cego,
  • Controle de cruzeiro adaptável,
  • Active Driving Assist;
  • Sensores de estacionamento traseiro ParkSense,
  • Câmera de visão noturna (opcional),
  • Detector de fadiga (opcional).

A Jeep ainda não confirmou os preços de cada versão, tampouco em quais mercados os novos modelos estarão disponíveis. A previsão da marca é que as vendas tenham início já na virada para 2022. E aí: está na torcida para que o SUV venha para o Brasil?

Continua após a publicidade

Fonte: Inside EVs, Garagem 360