Jaguar Land Rover transforma nomes de carros em marcas
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Jaguar Land Rover anunciou um plano um tanto quanto ousado de rebranding e vai aposentar o nome "Jaguar Land Rover" como conhecemos. Agora a empresa se chama JLR e vai tratar cada carro como uma marca individual, como Defender, Discovery, Range Rover e os Jaguar.
- Exclusivo: Jaguar Land Rover revela planos para o Brasil
- Jaguar Land Rover busca ajuda de startups brasileiras para avançar no país
Segundo a montadora, esse processo, chamado de "House of Brands", faz parte da estratégia "Reimagine", que trouxe uma série de mudanças para a empresa nos últimos tempos, como a nova iniciativa "Modern Luxury", que vai trazer carros mais luxuosos e, ao mesmo tempo, simplificados — além de eletrificados.
"É fundamental para a nossa estratégia Reimagine a formação da House of Brands, que é uma evolução natural, com o objetivo de elevar e amplificar a singularidade de nossas marcas características britânicas. Nossa ambição final é construir experiências verdadeiramente emocionais e envolventes para nossos clientes que, ao longo do tempo, construirão alta equidade de longo prazo para nossas marcas e sustentabilidade de longo prazo para a JL", disse Gerry McGovern, diretor criativo da agora JLR, em comunicado.
De fato, se analisarmos, poucas pessoas chamam os carros da Land Rover pelo seu nome completo. Simplesmente os conhecemos por "Evoque", ou "Defender". O próximo carro da fabricante, aliás, já será completamente alinhado com essas propostas de marca, além de ser 100% elétrico.
Bilhões em elétricos
A JLR aproveitou a mudança de nome para anunciar também mais investimentos em carros elétricos. Segundo a empresa, serão mais de €15 bilhões nos próximos anos, o que incluir, por exemplo, a total eletrificação da planta de Halewood, no Reino Unido.
Além dessa mudança, o Centro de Fabricação de Motores da JLR em Wolverhampton, também no Reino Unido, foi renomeado como Centro de Fabricação de Propulsão Elétrica, já que vai produzir somente propulsores elétricos.