Jaguar Land Rover busca ajuda de startups brasileiras para avançar no país
Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 01 de Maio de 2022 às 10h45
A Jaguar Land Rover anunciou na última terça-feira (27) o lançamento do seu primeiro hub de inovação aberta na América Latina. Com sedes em São Paulo, no Cubo Itaú, e no Rio de Janeiro, na Firjan-Senai, o objetivo da montadora britânica é buscar parcerias com startups locais para ajudar em seu desenvolvimento.
- Jaguar Land Rover terá carros mais tecnológicos com ajuda da Nvidia; entenda
- Land Rover Defender 2023 chega ao Brasil com motor diesel híbrido
O projeto vai contar com colaborações de startups, scaleups e organizações externas em seis pilares estratégicos identificados como prioridades nas áreas de eletrificação, conectividade, serviços digitais, empresa inteligente, manufatura, cadeia de suprimentos e sustentabilidade.
Segundo a marca, que detalhou o seu projeto em evento que contou com a cobertura do Canaltech, essa iniciativa está alinhada com o novo pensamento global da marca, o "Reimagine", que vai justamente buscar uma transformação geral na empresa e em suas sedes pelo mundo. E isso, claro, passa pelos carros, principais produtos da empresa.
"A iniciativa Reimagine se encaixa no que chamamos de Modern Luxure (Luxo Moderno), onde menos é mais. É possível levar carros extremamente luxuosos e tecnológicos, mas com design e propostas simples e fáceis", disse François Dossa, diretor executivo de Estratégia e Sustentabilidade da Jaguar Land Rover no Reino Unido, durante o evento.
Segundo a Jaguar Land Rover, uma das metas é ser uma empresa carbono neutra até 2039. Além disso, todos os carros lançados pelo grupo serão 100% elétricos até 2026.
Parceria com hub inglês
Como parte dessa nova estratégia global da marca, a Jaguar Land Rover também anunciou o lançamento de um hub de inovação inédito no Reino Unido em parceria com a incubadora e aceleradora Plug and Play Tech Center.
O hub de inovação Plug and Play UK estará localizado próximo às instalações da Jaguar Land Rover e se beneficiará da rede global de 30.000 startups e scaleups presentes atualmente no ecossistema da plataforma para criar empregos e oportunidades para a economia digital.
No Brasil, a marca também revelou a parceria com o Cubo Itaú e a Firjan, que vão garantir o acesso ao ecossistema de startups da América Latina.
Luxo Moderno
O anúncio da estratégia de inovação aberta no Brasil faz parte da estratégia Reimagine, anunciada pela Jaguar Land Rover, que busca entregar o mais alto grau do luxo moderno aos clientes mais exigentes.
Para o grupo, esse conceito será trabalhado não apenas em atitudes nos escritórios e fábricas, mas também nos vindouros carros tanto de Jaguar quanto de Land Rover.