5 motivos para NÃO comprar o JAC E-JS1
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Lançado com o rótulo de carro elétrico mais barato do Brasil em setembro de 2021, o JAC E-JS1 tem um design atraente, bom desempenho e pacote tecnológico bastante interessante para a sua proposta.
No entanto, o modelo chinês também tem alguns pontos que merecem melhor atenção da montadora. Com isso em mente, o Canaltech elencou 5 motivos para NÃO comprar o subcompacto elétrico da JAC Motors.
5. “Inimigo” das estradas
A bateria de 30,2 kWh que equipa do JAC E-JS1 é boa o suficiente para quem pretende comprar o elétrico chinês para deslocamentos em perímetro urbano, e isso ninguém pode negar. Agora, se a ideia é arrumar a mala e pegar a estrada em um fim de semana, o cenário muda e se torna o primeiro dos 5 motivos para não comprar o JAC E-JS1.
Afinal, em estradas, o consumo é maior, pois o sistema de regeneração quase não é utilizado. Além disso, a montadora chinesa limitou eletronicamente a velocidade máxima do carro a 110 km/h, abaixo do que é permitido nas principais rodovias brasileiras, o que pode dificultar na hora de uma ultrapassagem.
4. Pneus
Um segundo ponto que pode atrapalhar quem estiver pensando em se aventurar pelas rodovias com o JAC E-JS1 é o perfil dos pneus que equipam o elétrico mais barato do Brasil.
A JAC Motors optou pelo GitiComfort 220, com medidas 165/65 R14. O perfil baixo acaba deixando o carro com uma certa fragilidade, e isso prejudica a condução, principalmente quando ele encara curvas um pouco mais fechadas.
3. Seguro
O terceiro entre os 5 motivos para não comprar o JAC E-JS1, na verdade, poderia ser extensivo a todos os carros da montadora e não apenas aos movidos pela propulsão elétrica: o preço do seguro.
Na Youse, uma das empresas com preços mais em conta no mercado, o seguro para o E-JS1 sai por cerca de R$ 4.374 anuais, de acordo com a cotação realizada na primeira quinzena de março de 2022. Em corretoras mais tradicionais, o preço é ainda mais alto.
2. Limpador no vidro traseiro
Pode parecer pouco, mas a ausência de um limpador no vidro traseiro, comum em carros do tipo hatch, faz uma diferença considerável quando também é aplicada em modelos compactos. Por isso, entra na lista de 5 motivos para não comprar o JAC E-JS1
1. Rede de concessionárias e pós-venda
Fechando a lista de motivos está o mesmo combo que apresentamos nas justificativas para não comprar o T60 Plus Turbo: a dificuldade para encontrar uma concessionária autorizada da JAC Motors.
Além de serem pouquíssimas em todo o Brasil, o serviço de pós-venda tem muito a melhorar. Isso sem falar no preço que é cobrado para substituir os componentes, mesmo os mais simples, que chegam a custar quatro vezes mais do que em outros fornecedores.