IPVA 2026 em São Paulo vai ter desconto, mas não é para todo mundo
Por Danielle Cassita |

O Governo de São Paulo divulgou os detalhes para o pagamento do IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, no ano que vem. Aqueles que optarem por quitar o imposto em janeiro vão conseguir desconto de 3%, mas é importante lembrar que a vantagem não se aplica a qualquer veículo.
- Teste: Dirigimos o Leapmotor C10, surpresa chinesa da Stellantis
- As 10 maiores fabricantes de carros da China
O que acontece é que o desconto não vale para carros que já têm a alíquota reduzida por lei, como os elétricos. Por outro lado, a redução se aplica para os zero quilômetro — neste caso, o pagamento tem que ser feito em até cinco dias após a emissão da nota fiscal.
Quem não aproveitar o desconto de janeiro ainda pode pagar o imposto em cota única em fevereiro sem redução, bem como optar pelo parcelamento. É importante destacar que a divisão do débito vai depender do valor total do imposto, que deve ser igual ou superior a R$ 370,20 para ser parcelado de janeiro a maio. Se o valor for menor, o parcelamento será reduzido para três ou quatro vezes.
IPVA e licenciamento em 2026
Para quem já está com o licenciamento de 2025 regularizado, o governo oferece a opção de “licenciamento antecipado”, que inclui os 3% de desconto de acordo com o final da placa do veículo: aqueles com placa com final de 1 a 5 devem quitar o licenciamento entre os dias 12 e 16 de janeiro, e os demais, entre 19 e 29 do mês.
Vale lembrar que quem optar pelo licenciamento parcelado e atrasar o pagamento vai ser penalizado com o cancelamento das parcelas, seguido de um novo cálculo do saldo devedor com juros e multa.
Leia também:
- Quanto custaria um Escort Hobby hoje, com a inflação?
- Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão?
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!