Publicidade

Hyundai Ioniq 5 N é elétrico com potência absurda e câmbio simulado

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Hyundai
Divulgação/Hyundai

A Hyundai apresentou ao mercado europeu seu mais novo carro elétrico esportivo. O Ioniq 5 N é, segundo a montadora sul-coreana, o carro mais potente da história da marca e, de quebra, o que “eleva a direção divertida a um novo nível”.

A primeira afirmação é comprovada pela própria ficha técnica. O Ioniq 5 N tem em sua configuração dois motores elétricos que, combinados, entregam ao condutor 609cv de potência e torque imediato de 75,5 kgf/m. Os números, já interessantes, ficam ainda melhores com a função N Grin Boost ativa. Ela aumenta, por 10 segundos, a potência para 650cv e o torque para 78 kgf/m.

Tais especificações tornam o Ioniq 5 N capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos (3,4 com o boost ativo), desempenho capaz de fazer inveja a muitos superesportivos de marcas premium. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 260 km/h.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Câmbio e ronco simulados são atração

A Hyundai afirmou que o Ioniq 5 N é o carro pronto para fazer a montadora dar início a um novo capítulo na história dos carros elétricos. E boa parte dessa confiança está na estreia de um recurso inédito no segmento: o câmbio capaz de simular até 8 velocidades.

Exceção feita ao Porsche Taycan, que possui duas marchas (além da ré) para otimizar o desempenho, os carros elétricos se caracterizam pela transmissão de marcha única, na qual basta selecionar o “D” (drive) e acelerar. O Ioniq 5 N, porém, tem uma inovação.

Os recursos chamados de N e-shift e N Active Sound+ foram criados para dar ao esportivo elétrico a sensação de que ele é equipado com um sistema de dupla embreagem e câmbio de 8 marchas, ao simular o tranco das mudanças por meio das borboletas atrás do volante.

A simulação de troca de marchas, porém, não é o único atrativo O recurso N Active Sound+ foi desenvolvido para “imitar” três tipos de som de motor: Ignition (copia o ronco do turbo 2.0 do Hyundai N), Evolution (baseado no RN22e) e Supersonic (inspirado em motores de caças a jato).

Os modos de condução também foram pensados para tornar a direção “divertida”, como a própria Hyundai definiu. O recurso N Race oferece ao motorista as opções Endurance e Sprint, que priorizam autonomia ou potência, dependendo da escolha. O N Launch Control, por sua vez, melhora o nível de tração e ajusta o arranque em três níveis distintos.

Continua após a publicidade

Autonomia e design

Além de potente e divertido, a Hyundai promete que o Ioniq 5 N também será eficiente. A montadora informou que as baterias de 84 kWh e arquitetura de 800 Volts podem ser até 80% recarregadas em apenas 18 minutos nos postos rápidos. O sistema de frenagem regenerativa (N Brake Regen) ajuda os freios dinâmicos a tornarem o carro mais seguro e a recuperar carga.

Em termos de design, fica claro o apelo esportivo do Ioniq 5 N. O elétrico tem 40 mm a mais de largura na traseira e 80 mm extras de comprimento total. Além disso, o carro é 20 mm mais baixo, ponto que ajuda na aerodinâmica. Na cabine, os assentos também são mais baixos para formatar o cockpit perfeito ao motorista/piloto.

Continua após a publicidade

O Ioniq 5 N será vendido em 10 cores, mas a Hyundai não confirmou a data de lançamento ou em quais mercados ele será comercializado. O preço do esportivo elétrico? Por enquanto, pelo menos, isso também é um segredo muito bem guardado.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*