Publicidade

5 motivos para NÃO comprar o Hyundai HB20S 2023

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

É inegável que o Hyundai HB20S 2023 teve uma enorme evolução nessa reestilização de meia-vida, lançada na metade de 2022. O sedan compacto ganhou novo design e está ainda mais equipado, principalmente na versão Platinum Plus, a mais cara da gama.

Mesmo com muitas evoluções, o modelo ainda possui alguns pontos negativos que um carro que ultrapassa os R$ 120 mil não deveria ter. Com isso em mente, o Canaltech listou os cinco motivos para você não comprar o Hyundai HB20S 2023.

5. Isolamento acústico

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Assim como aconteceu na versão hatch, o Hyundai HB20S 2023 deixa a desejar no quesito isolamento acústico. Muito embora o acabamento interno seja um dos melhores do segmento, sentimos que havia muito ruído na cabine durante as viagens, principalmente na estrada, seja na variante Platinum Plus, ou na Limited 1.0 aspirada.

4. Consumo

Por ser equipado com um motor 1.0 turbo, esperávamos muito mais do Hyundai HB20S no quesito consumo. Em nossas marcações com etanol, o sedan compacto anotou uma média geral de 9 km/l entre cidade e estrada. O principal rival, o Chevrolet Onix Plus, já chegou a fazer 12 km/l nessa mesma medição, enquanto o Honda City foi ainda melhor, com 13 km/l, mesmo sem ser turbinado.

Durante o uso, percebemos que o motor sempre trabalhava em uma faixa de giro um pouco acima do que o necessário, mesmo com o bom escalonamento do câmbio. Se ajuda no desempenho e deixa o carro esperto, a transmissão automática de seis marchas escolhida pela Hyundai para o HB20S pode ser a vilã do consumo.

3. Faltam itens

O Hyundai HB20S Platinum Plus é um dos sedans compactos mais bem equipados do Brasil, mas faltam alguns itens que, diante do preço cobrado pelo carro e do nível que o produto apresenta nessa reestilização, deveriam ser obrigatórios e só tornariam o modelo ainda mais atraente.

Continua após a publicidade

Podemos citar a falta de, por exemplo, um retrovisor interno eletrocrômico. Esse recurso, além de trazer mais conforto para o motorista, também aumenta a segurança de viagens noturnas. Além disso, um conjunto óptico full LED para um modelo de quase R$ 125 mil faz muita falta.

2. Espaço interno

O Hyundai HB20S segue com um mesmo problema da geração passada e que a Hyundai parece não ter solucionado: o espaço interno. Mesmo sendo um sedan e havendo uma certa melhora em relação ao hatch — já que ambos possuem os mesmos 2,53m de entre-eixos —, pessoas altas viajam com algum aperto na fileira traseira.

Continua após a publicidade

O porta-malas até que é bom e supera o do principal rival, o Onix Plus, com 475 litros, mas quem compra um sedan quer também um bom habitáculo para a sua família. E nisso o HB20S peca.

1. Preço

O Hyundai HB20S Platinum Plus vem sem opcionais, podendo ser escolhidas somente as cores do bólido. Seu preço no Estado de São Paulo parte de R$ 123.700, mas em outros estados esse valor cai para R$ 122 mil. Mesmo sendo um carro extremamente completo e competente, está muito salgado.

Continua após a publicidade

Evidentemente que os carros no Brasil estão caros faz tempo e o mix de vendas deve contemplar mais as versões intermediárias, mas que assusta um sedan compacto custar isso, assusta.