Publicidade

Hyundai vai criar sistema operacional para carros com apoio da Nvidia

Por| 16 de Novembro de 2020 às 09h30

Link copiado!

Matheus Argentoni/ Canaltech
Matheus Argentoni/ Canaltech

A Hyundai é uma das empresas que mais tem investido em tecnologia para seus automóveis, e não apenas no que tange ao desempenho e segurança, mas também em seus sistemas internos. A gigante coreana anunciou uma audaciosa parceria com a Nvidia para a criação de um sistema operacional único para seus veículos, e que deve chegar até 2022.

A ideia da montadora é que esse novo sistema, chamado ccOS (Connected Car Operating System, ou "sistema operacional de carro conectado", em tradução livre), possa estar presente não apenas nos veículos da marca Hyundai, mas também nos automóveis Kia e Genesis, outras submarcas do grupo.

Esse sistema deve conectar os carros à rede da Hyundai para manutenção, exibir todas as informações do veículo e, claro, contar com bom pacote de infoentretenimento. Além disso, a expectativa é de que o ccOS possa ser atualizado over the air, ou seja, pela internet e em qualquer lugar que o motorista estiver.

Continua após a publicidade

De acordo com a Hyundai e a Nvidia, o ccOS incorpora uma arquitetura integrada para uma nova plataforma de serviço de carro conectado que, segundo eles, seria uma plataforma aberta que permite a uma ampla gama de parceiros fornecer serviços relevantes aos proprietários. As empresas também falaram sobre a capacidade da plataforma Drive, da Nvidia, de consolidar as diferentes funções dos carros em uma única plataforma de computação e, portanto, compartilhar dados que podem aumentar a segurança.

“Ao rodar no Nvidia Drive, o sistema de infoentretenimento no veículo pode processar uma miríade de dados do veículo em paralelo para fornecer recursos instantaneamente. Ele pode fornecer esses serviços independentemente de o veículo estar conectado à Internet, personalizando para cada usuário de forma segura para o nível máximo de conveniência", disse Nvidia, em um posto no seu blog oficial.

Durante o desenvolvimento, o ccOS seria baseado no projeto Genivi, que visa desenvolver um sistema de infoentretenimento para carros baseado em Linux e que já é utilizado, por exemplo, por montadoras como BMW, Honda, Mercedes e Nissan.

Continua após a publicidade

Fonte: The Register