Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ford lança sistema de estacionamento autônomo por celular; saiba como funciona

Por| 28 de Outubro de 2020 às 16h10

Link copiado!

Fliclr/Tony Webster
Fliclr/Tony Webster
Tudo sobre Ford

Alguns carros já possuem sistemas de estacionamento semi-autônomos, como os casos do Chevrolet Onix, Ford Territory e tantos outros já testados aqui pelo Canaltech. Mas é justamente a Ford, uma da pioneiras com esse recurso, que traz uma grande evolução dentro desta tecnologia. Em parceria com a Bedrock e a Bosh, a empresa criou um sistema que vai fazer com que seu automóvel procure uma vaga e o estacione sozinho — ou quase isso.

De acordo com a montadora, que acabou de lançar a 4ª geração de seu pacote autônomo, este sistema está interligado a um conjunto de direção automático, à infraestrutura de garagens específicas e um aplicativo de celular. Os estacionamentos aptos a receberem esses carros terão sensores e câmeras instalados para auxiliar o sistema do veículo na manobra, que será feita de forma 100% automática, sem a participação do motorista, tudo por meio da tecnologia V21.

Além de identificar vagas, esse sistema vai evitar acidentes com outros veículo e pedestres, graças, claro, a sensores que também estarão nos carros, algo que já vimos em modelos atuais como o Volvo XC40, também testado pelo Canaltech.

Continua após a publicidade

Como funciona na prática?

Para ativar o sistema, o motorista precisa descer do carro em algum ponto específico e acionar os comandos por meio de um aplicativo de celular. Depois disso, o veículo vai procurar a vaga e estacionar automaticamente. Na hora de ir embora, basta que o condutor execute outro comando e o carro vai até ele do mesmo jeito. Também é possível, por meio do celular, localizar seu veículo, tal qual fizemos com o Ford Territory por aqui.

Vale lembrar que a Ford promete mais investimentos no setor de carros autônomos, com uma quantia estimada em US$ 3 bilhões até 2023.

Continua após a publicidade

Fonte: Estadão