Publicidade

GWM confirma produção do Haval H6 no Brasil ainda em 2024

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech

A GWM conseguiu a homologação oficial para fazer parte do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), nova política industrial brasileira voltada para a sustentabilidade e inovação na indústria automotiva. Com isso, a marca chinesa confirmou que irá produzir o Haval H6, SUV híbrido campeão em vendas no Brasil, na fábrica de Iracemápolis (interior de SP) ainda em 2024.

“Com a homologação será possível transferir gradualmente todos os processos produtivos, atualmente realizados na China, para nossa fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo”, comemorou Marcio Alfonso, diretor de Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GWM Brasil.

A antiga fábrica da Mercedes-Benz ainda não foi inaugurada, pois passa por um processo de modernização e expansão que ampliará sua capacidade de produção de 20 mil para 50 mil veículos por ano, chegando a 100 mil unidades ao longo dos próximos anos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

GWM quer usar fábrica no Brasil para exportar carros

Apesar de não ter revelado exatamente a data em que os primeiros Haval H6 sairão das linhas de produção da fábrica em Iracemápolis, a autotech chinesa antecipou que os planos para o interior paulista são ousados.

Segundo a marca, a GWM já desenvolveu uma lista de mais de 100 componentes para serem produzidos localmente. “O objetivo é alcançar uma taxa de nacionalização superior a 60%, o que permitirá à montadora iniciar a exportação de veículos para a América do Sul”.

O planejamento inclui ainda a possibilidade de montagem de baterias de íon de lítio no país. Para isso, segundo o executivo da engenharia, a marca está se aproximando de institutos de pesquisa para tentar viabilizar o desenvolvimento de soluções que permitam trazer as tecnologias da GWM para o Brasil.