Chevrolet vai te ensinar a gostar de carros elétricos com linha completa

Por Redação | 18 de Agosto de 2022 às 09h24

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Canaltech
Canaltech

O tema carro elétrico segue despertando a curiosidade do brasileiro e a resposta tem sido positiva no mercado, com as vendas aumentando cada vez mais e uma perspectiva das mais positivas para os próximos anos, principalmente porque os produtos estão ficando melhores, mais equipados e se adaptando à realidade das pessoas.

A Chevrolet é uma das protagonistas do atual mercado de carros elétricos global. Uma das pioneiras no segmento desde o lançamento do Chevrolet Bolt, seu primeiro carro 100% elétrico, a gigante americana investiu US$ 35 bilhões para criar um novo ecossistema de produtos e tecnologias que visam a melhoria substancial desse novo jeito de se locomover, muito mais eficiente e limpo.

E como parte desse investimento, nasceram novos produtos, uma nova linha de carros elétricos que prometem balançar o mercado brasileiro a partir do ano que vem: o Chevrolet Bolt EUV, o Chevrolet Blazer EV e o Chevrolet Equinox EV — além do Bolt EV, primeiro carro elétrico da marca e que está à venda no Brasil desde 2019. Com cada modelo dentro de sua característica, a Chevrolet quer entregar mais espaço, requinte e tecnologia, atingindo um público mais abrangente e eliminando de uma vez por todas uma série de questionamentos sobre os carros elétricos.

O Canaltech viajou para Milford, nos arredores de Detroit, no estado de Michigan, no campo de testes da General Motors, para conhecer de perto todo o trabalho da empresa em torno dos carros elétricos, além de testar algumas das novidades que vão pintar no Brasil em 2023, como o Chevrolet Bolt EUV, o SUV que vai te ensinar a gostar e a entender muito mais de carros elétricos.

Uma nova essência

O carro elétrico possui uma concepção diferente dos modelos a combustão e isso o torna vantajoso por um série de fatores, não somente no powertrain mais ágil, algo que falaremos mais adiante. Por ter uma construção mais simples e com menos componentes mecânicos, veículos como o Chevrolet Bolt EUV ficam mais espaçosos, com um aproveitamento da cabine de fazer inveja a SUVs de porte superior.

Isso permitiu à Chevrolet trabalhar em um design que passasse ao público a imagem de um carro compacto por fora, mas extremamente espaçoso por dentro, algo já visto no Bolt EV. Ao volante, há muita ergonomia e um campo de visão que privilegia uma condução agradável e segura. Já na fileira de trás, uma família pode fazer uma viagem longa com total conforto e comodidade.

Mesmo sendo feito sobre a mesma plataforma do Bolt EV, o Bolt EUV é um carro maior e tem uma proposta diferente do seu irmão, oferecendo ao mercado uma relação de custo-benefício como poucos modelos oferecerão dentro do segmento dos elétricos.

O mesmo acaba valendo para os vindouros Blazer EV e Equinox EV, SUVs de porte superior ao Bolt EUV e que devem atingir um público ainda mais exigente. Por aqui, o design é ainda mais ousado e o foco deve ser expandido para a performance e requinte a bordo — além da esportividade e segurança ativa.

No caso desses dois últimos modelos, que também serão lançados no Brasil, tudo será ainda mais avançado e tecnológico graças à plataforma Ultium, base desenvolvida 100% pela Chevrolet em seu centro de tecnologia e que dará vida a esses e muitos outros carros elétricos, com mais autonomia de bateria e segurança.

O que é a plataforma Ultium?

Em nossa visita ao centro técnico da General Motors, conhecemos de perto todo o ecossistema de produção da plataforma Ultium, que dará vida aos novos carros elétricos da montadora e suas respectivas marcas. Essa tecnologia é de propriedade da empresa e lhe dará uma importante vantagem mercadológica no futuro.

Na prática, os carros com a plataforma Ultium terão mais autonomia e serão mais leves quando comparados com modelos antigos da Chevrolet. Na comparação entre as células de bateria do Bolt atual com as da picape Hummer EV, por exemplo, há uma grande diferença de formato e posicionamento, possibilitando a alocação de mais células e, consequentemente, mais alcance.

A maior eficiência energética também será proporcionada devido a um melhor aproveitamento do calor gerado na bateria, bem como a manutenção da temperatura das células, algo importante para o funcionamento do dispositivo em carros elétricos. Segundo a Chevrolet, a eficiência aumenta, no mínimo, em 10%, quando comparada com a geração das baterias do Bolt EV.

Agilidade elétrica

Como citamos há pouco, a concepção do carro elétrico é bem diferente dos veículos a combustão e isso proporciona algumas vantagens. A principal, claro, é a motorização, que além de ser mais eficiente é, também, mais amiga do meio ambiente, pois não emite poluentes durante o seu uso.

No caso do Chevrolet Bolt EUV, SUV elétrico que tivemos a oportunidade de testar no campo de testes da GM, temos à disposição o mesmo powetrain do Bolt EV, que traz um motor elétrico de 200cv e 36,7 kgfm, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. Obviamente que os números impressionam, mas é necessário explicar como isso é maravilhoso na prática.

Por aqui as arrancadas são sempre fortes, já que o motor elétrico não tem rotação. Sendo assim o excelente torque de quase 40kgs chega de imediato nas rodas dianteiras do carro, te proporcionando agilidade no trânsito, tanto no circuito urbano quanto no rodoviário.

Ultrapassagens, desde que feitas com seguranças, são efetuadas sem dificuldade, já que há potência de sobra para que o Bolt EUV alcance a velocidade desejada. Além disso, curvas são feitas de maneira bem segura, uma vez que o centro de gravidade é bem baixo, devido ao posicionamento das células de bateria, localizadas no assoalho.

Fácil de carregar, sem medo de viajar

E por falar em bateria, o Chevrolet Bolt EUV entrega aproximadamente 398km de autonomia no ciclo EPA (Environmental Protection Agency, na sigla em inglês), método de aferição utilizado nos Estados Unidos. Esse sistema considera o uso do carro em ambientes mais comuns aos motoristas norte-americanos, ou seja, trajetos mais longos e prioritariamente nas estradas. Com esse alcance, o proprietário pode rodar mais de uma semana com uma única carga, dependendo do seu ritmo de uso.

O ciclo de aferição utilizado no Brasil e na Europa é o WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure, na sigla em inglês). Esse sistema prioriza trajetos urbanos para a medição da autonomia do carro elétrico. A autonomia do Bolt EV sob essas regras é de até 459km, já a do Bolt EUV ainda será revelada.

Para carregar o Bolt EUV e os demais carros elétricos da Chevrolet, não há mistério. Eles são compatíveis com tomadas domésticas de 110V ou 220V, carregadores urbanos e postos de recarga de alta velocidade. O tempo de recarga pode variar entre 2h30 e 20 horas, dependendo do método.

Além disso, o carro tem a tecnologia de regeneração de energia por meio dos freios, o que garante ainda mais autonomia em determinadas situações. Na descida de serra, por exemplo, é perfeitamente possível chegar ao destino até com mais bateria do que no momento da saída, somente administrando a velocidade de cruzeiro e as frenagens na estrada, algo impensável com um carro movido a gasolina ou etanol.

Sendo assim, se alguém um dia te disser que os carros elétricos não são divertidos de serem guiados ou que não valem a pena do ponto de vista econômico, a chance dessa pessoa não ter dirigido um é gigantesca. E não se engane: a aparência amistosa do Chevrolet Bolt EUV esconde uma tocada de carro esportivo, já que a direção também é altamente responsiva.

Já os esperados Blazer EV e Equinox EV, feitos sobre a nova plataforma Ultium, terão tempos de recarga ainda melhores, já que a tecnologia permitirá carregadores. Além disso, seus sistemas de regeneração de energia serão os mais avançados já feitos pela General Motors, algo também proporcionado pela nova plataforma.

Conectado, tecnológico e seguro

O Chevrolet Bolt EUV e EV são produtos importantes para a Chevrolet no quesito tecnologia e não poderiam ficar de fora do ecossistema de conectividade da montadora. Com vocação para o futurismo e a modernidade, ambos os carros elétricos têm conexão 4G nativa com capacidade para suportar até sete dispositivos conectados ao mesmo tempo com velocidade excelente.

Isso permite navegar por sites, buscar rotas nos mapas e assistir a vídeos em apps de streamings sem maiores problemas, além de ouvir músicas e aproveitar de todo o conforto dos seus assistentes pessoais. Além disso, esse ecossistema possibilita atualizações dos sistemas do carro por meio da internet, sem a necessidade de levar o carro na concessionária.

Mas as novidades não param por aí. Por serem produtos posicionados em um segmento mais elevado dentro da gama da General Motors, tanto o Chevrolet Bolt EUV quanto o EV receberam o que há de melhor em termos de assistências de condução semiautônoma no portfólio da marca, e ostenta recursos como:

  • Alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro;
  • Piloto automático adaptativo;
  • Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas;
  • Leitor de placas de trânsito;
  • Frenagem automática de emergência;
  • Alerta de saída de faixa com correção ativa;
  • Comutação automática dos faróis.

Além de todos esses recursos, a linha Bolt traz o espetacular Super Cruise, sistema de condução autônoma de nível 3 que te coloca em um padrão de automação dos mais elevados da indústria. Disponível apenas nos Estados Unidos, esse programa dá aos carros elétricos condição para trafegar em mais de 200 mil milhas nas estradas pelo país, sendo capaz de fazer curvas perfeitas, frear e acelerar conforme a necessidade.

Carros elétricos da Chevrolet: disponibilidade no Brasil

Para entrar no mundo da mobilidade elétrica sem sustos e ter o que há de melhor em tecnologia e segurança, a Chevrolet preparou uma linha completa de veículos zero emissão para os próximos meses e anos, a começar pelo Bolt EV, que será disponibilizado ainda em 2022.

Além dele, teremos o Chevrolet Bolt EUV, SUV baseado no Bolt EV e que pode ser uma das opções mais equilibradas disponíveis no mercado brasileiro muito em breve. Segundo a Chevrolet, o SUV 100% elétrico estará à venda no país em 2023 e fará companhia outros modelos zero emissão da marca também programados para serem lançados por aqui, como o Blazer EV e o Equinox EV.