Ford Ranger Black 2025 chega por R$ 220 mil para encostar na Hilux
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |

A Ford não esconde o quanto está feliz com o sucesso comercial da atual geração da Ranger. Lançada em 2023, a picape média fabricada na Argentina ocupa a inédita segunda colocação em vendas aqui no Brasil. Para incomodar ainda mais a líder Toyota Hilux, o modelo volta a ter sua configuração "urbana" Ranger Black, que tem preço de picape intermediária: R$ 219.990.
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R$ 25 mil a menos que Ranger de trabalho
A Ford Ranger Black 2025 chega ao mercado nacional reeditando as características da configuração que estreou em 2021, no fim de vida da geração passada da picape. O perfil é mais urbano, segundo a própria Ford, para quem precisa de um carro de uso diário com versatilidade, algum conforto e segurança, mas que também não quer ficar na mão ao precisar levar mais bagagem, cargas mais pesadas ou mesmo viajar.
Assim, o visual emula o estilo mais esportivo da Ranger de topo de gama (Limited, R$ 352 mil), mas com detalhes de carroceria e interior da cabine em diferentes tons de preto fosco e brilhante, bem como em tons de cinza.
Só que a base mecânica é quase a mesma da segunda versão mais básica (XLS, R$ 254 mil). E o preço é inferior ao da Ranger de trabalho (XL, R$ 245 mil).
Com isso, além de ampliar a atratividade frente às rivais médias, a Ranger Black também pode tirar compradores do filão de picapes intermediárias, sobretudo Fiat Toro, RAM Rampage e a própria Ford Maverick.
Mecânica mais simples
Para cortar R$ 25 mil sem perder atratividade, a Ford adotou o câmbio automático de 6 marchas (6R80) da XLS, mas deixou de lado a tração 4x4 da XL. Assim, a Ranger Black é o primeiro modelo do catálogo atual a ter apenas tração traseira.
Também abre mão da suspensão independente no eixo traseiro, que agora traz a fórmula padrão de picapes menores ou mais simples, com feixes de mola. O conjunto é robusto, tem manutenção mais barata, ao passo em que sofre menos com buracos, valetas e também com ondulações de asfalto típicas da cidade. Tem ainda reforço de coxins para 4 níveis pré-definidos de carga.
Assim, a Ranger Black não perde a capacidade de caçamba: são 1.250 litros de volume, ou 1.031 kg de carga, além de 6 ganchos de ancoragem, tomada de 12 volts, sistema de abertura e fechamento da caçamba com mola e degrau no para-choque traseiro.
O motor é o 2.0 turbodiesel (chamado internamente de Panther), que gera 170 cavalos de potência e 41,30 kgfm de torque. Segundo a Ford, o conjunto permite "autonomia de carro híbrido" chegando a 800 km, com tanque de 80 litros.
Nos cálculos do Inmetro, a Ranger Black 2025 tem consumo urbano de 10,1 km/l, chegando a 12,4 km/l na estrada.
Itens de conforto, como direção elétrica, e de segurança, como câmera e sensor de ré, piloto automático, assistente de partida em rampa e 7 airbags, mantêm o nível da linha Ranger.
Perfil escurecido, mas com cores
Para fechar com o jeitão esportivado que muita gente gosta de usar em carros do dia a dia, sem copiar totalmente a proposta da Black original, a Ford mescla os tons de preto com uma nova cor chamada de Cinza Bolder.
Assim, grade frontal, santantônio, rodas de 18 polegadas, estribo fixo, retrovisores e para-choque traseiro são revestidos por este cinza mais escuro. Faróis e lanternas são totalmente de LED.
Dentro da cabine, o mesmo cinza entra na mistura nos painéis de porta e no console central. O teto também usa tecido escuro pela primeira vez na atual geração. E, assim como na Ranger Black já vendida na Argentina, os bancos usam revestimento parcial de tecido tramado e trazem a inscrição "Black", também com tons de preto e cinza.
As telas de painel de instrumentos (8 polegadas) e central (verticalizada, 10 polegadas) seguem porte e estilo mais simples da Ranger padrão, bem como o ar digital, que é simples, de zona única e sem regulagem precisa de temperatura.
Há uma gracinha visível apenas para o motorista, um "easter egg" colocado na lateral do banco do carona, onde se lê em inglês o trecho de uma frase clássica e amplamente atribuída ao criador da empresa, Henry Ford: "Desde que seja [na cor] preta".
Só que, curiosamente, a Ranger Black que chega ao Brasil adota 5 cores de carroceria na linha 2025: além do Preto Gales, há Branco Ártico, Prata Geada, Ciza Moscou e até Azul Belize.