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Ford Maverick | Qual versão vale mais a pena?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
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A Ford Maverick chegou ao Brasil para ser a picape de entrada da marca oval no país. Inicialmente, o modelo foi lançado apenas na versão 2.0 turbo, a FX4, mas, há pouco tempo, a empresa decidiu ampliar a linha com a chegada da variante híbrida.

O curioso é que a Ford oferece as duas versões com o mesmo preço-base: R$ 244.890. Isso deixa claro que a escolha entre um modelo e outro será de acordo com o perfil e necessidade do cliente. Geralmente, nós aqui do Canaltech fazemos comparativos dentro de uma mesma gama de veículos, mas, desta vez, mais do que um comparativo, vamos tentar definir o potencial comprador da Ford Maverick FX4 e da Maverick Hybrid.

Ford Maverick: Qual versão vale mais a pena?

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A Ford Maverick tem duas versões, a FX4 e a Hybrid. Ambas custam o mesmo preço e possuem os mesmos equipamentos, com pequenas diferenças de design, peso e, claro, powertrain — e é aí que está o fator decisivo.

No caso da Ford Maverick FX4, temos o motor 2.0 turbo Ecoboost, o mesmo que equipava as versões de topo do Ford Fusion, e que rende 253cv de potência e 38,7 kgf/m de torque, suficientes para levar essa caminhonete de 0 a 100 km/h em apenas 7,2s, tempo parecido, por exemplo, com o de carros como o BMW Série 3.

Aqui, o ponto forte está no desempenho e, acima de tudo, na dirigibilidade, fruto de uma plataforma bem pensada para a picape e decisões que a afastaram de outras caminhonetes, como a tração integral e o vão-livre do solo um pouco menor. Na prática, é um carro que faz curvas como sedan, acelera como carro premium e tem um enorme bagageiro.

Isso sem falar na capacidade off-road, proporcionada pela já mencionada tração nas quatro rodas. Há, também, o seletor de terrenos, que pode ajudar ainda mais em algumas trilhas. O cliente da Ford Maverick FX4 certamente não abre mão do desempenho, do estilo e das suas valências para o fora de estrada.

Ford Maverick Hybrid: consumo é o trunfo

Nosso convívio com a Ford Maverick Hybrid foi o melhor possível e eliminou algumas preocupações. A maior supresa foi sentir como esse carro acelera bem, mesmo não tendo a mesma potência da versçao FX4. O powertrain tem um propulsor 2.5 aspirado e a gasolina, com 165cv, aliado a outro elétrico de 128cv. O torque combinado é de 28,5 kgf/m e a potência combinada — e não somada — de 194cv. O câmbio, é bom lembrar, é um CVT especial para o uso em motores híbridos.

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O funcionamento é parecido com os híbridos da Toyota, ou seja, o motor elétrico entra apenas em alguns momentos, como arrancadas e velocidade de cruzeiro. Porém, quando precisamos de toda a força do carro, ambos os propulsores funcionam bem e trazem uma ótima experiência na estrada e na cidade.

O 0 a 100km/h é de 8,7s, mais do que suficiente para uma arrancada divertida. Na estrada, o motor consegue "encher" rápido e tem a ajuda do propulsor elétrico para tornar as retomadas bem seguras. A dirigibilidade é pouca coisa inferior a da FX4, mais em função da suspensão traseira com eixo de torção (na FX4 é multlink independente) do que propriamente à calibração da direção, torcionamento e suspensão dianteira.

Mas o grande trunfo da Maverick Hybrid é o consumo. Em nossos testes, chegamos às marcas impressionantes de 18,5 km/l na estrada e 19,5 km/l na cidade. Após todos os testes (incluindo modo sport e trechos de off-road), porém, a média mista foi de 14 km/l. A versão FX4, em nossas mãos, marcou 6,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

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Qual vale mais a pena, afinal?

Repararam que pouco falamos sobre os equipamentos da Ford Maverick? Isso acontece porque ambas possuem os mesmos recursos de tecnologia e conforto, com suas virtudes e defeitos. Há, por exemplo, o alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, mas coisas triviais como sensores de estacionamento e retrovisor interno eletrocrômico não fazem parte dos itens de série. Sendo assim, o que definirá a escolha entre a FX4 e a Hybrid?

O desempenho da versão FX4 e sua capacidade off-road são bem superiores com relação à Hybrid, que tem no consumo uma vantagem e tanto. Se você for uma pessoa que vai pegar muita estrada e trilhas, a escolha óbvia é a Maverick FX4. Mas atenção: a Maverick Hybrid te entrega quase tudo o que a FX4 oferece, porém gastando bem menos gasolina.

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Nós chegamos a utilizar a Maverick Hybrid em pouco mais de 300km na estrada e o comportamento dela nos agradou bastante. Isso sem falar na cidade, que é mais do que necessária. Além disso, ela não fez feio em estradas de terra com bom nível de dificuldade, comprovando o "Build Tough" da Ford que está estampado no seu painel.

Sendo assim, após conviver bem com as duas, a Ford Maverick Hybrid pode agradar mais do que a FX4 por sua competência e economia.