Ford lança 4ª geração de sua plataforma de condução autônoma; veja o que mudou
Por Felipe Ribeiro |
A Ford segue trabalhando em seus sistemas de condução autônoma e, junto com a Argo AI, divulgou a quarta geração dessa tecnologia, que ainda está em testes. De acordo com a montadora foram aprimorados sensores de direcionamento, tecnologias de limpeza, consumo de bateria e melhorias em geral.
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A primeira mudança para essa geração está no carro em si. Sai o veterano sedã grande Ford Fusion para a entrada do novo SUV da marca, o Escape, que deve chegar aqui no Brasil em versões flex e híbrida leve. Segundo a montadora, o utilitário está mais bem preparado para receber as novas tecnologias autônomas.
Para a quarta geração, a Ford atualizou o conjunto de sensores LiDAR com um sistema totalmente novo que ostenta uma matriz de 128 feixes de resolução mais alta para fornecer uma visão de 360 graus. As câmeras de campo próximo olham para a frente e para o lado do veículo, enquanto os sensores traseiros ajudam com objetos atrás do carro. A montadora diz que isso ajuda o veículo de teste a detectar melhor objetos fixos e móveis próximos.
Já sobre a bateria, a montadora afirma que as melhorias estão na tensão do dispositivo. Com algumas modificações, o sistema autônomo gasta menos energia e também poupa o combustível do Escape, revelando que o modelo em questão é um híbrido.
Quando vamos para o campo da limpeza dos sensores, a empresa revela que reformulou os sistemas com a tarefa de garantir que eles estejam livres de poeira, chuva, neve e gelo. Mais bicos de pulverização lançam soluções de limpeza líquidas a uma pressão mais alta do que as gerações anteriores. Os sensores LiDAR também possuem um sistema de limpeza de ar forçado oculto recentemente desenvolvido.
Com fortes investimentos em carros autônomos, a gigante de Detroit promete chegar aos US$ 4 bilhões de aporte até 2023. Sobre o lançamento dos carros, a Ford disse que, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), tudo deve ser adiado para 2021.
Fonte: TechCrunch