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Ford Focus elétrico de volta à vida? Montadora vê chance do hatch "ressuscitar"

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Ford
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O Ford Focus elétrico não foi um grande “hit” da montadora nos pouco mais de sete anos em que esteve no mercado, com cerca de 9 mil vendas entre 2011 e 2018 nos Estados Unidos. Mesmo assim, ele pode ganhar uma segunda chance. A tendência das rivais em apostar nessa nova segmentação tem feito a marca pensar em “ressuscitar” o carro que, em sua versão a combustão, rivalizou com o Fiat Brava no Brasil no início dos anos 2000.

“Todo mundo está lançando carros elétricos e vamos lançar alguns no futuro. Definitivamente, estamos olhando para tudo: proporções, arquiteturas. Estamos muito ocupados projetando todos os carros da próxima geração. Há muito trabalho acontecendo”, avisou Murat Gueler, chefe de design da Ford para as operações europeias da empresa.

Em entrevista para o site Autocar, Gueler evitou falar abertamente se um dos modelos é o Focus Electric "ressuscitado''. O executivo também não revelou se utilizará no projeto a plataforma MEB, disponível para a marca graças a um acordo firmado com a Volkswagen.

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“Na Ford, temos nossas próprias plataformas globais de veículos elétricos a bateria, como com o Mustang Mach-E e o novo F-150 Lightning. Não vamos ceder a liderança nesta tecnologia a ninguém. Pode haver muitas oportunidades com veículos comerciais, a plataforma MEB e em outras áreas. Nossa aliança não deve ser limitada ou definida, e vamos buscar oportunidades de trabalhar juntos, para benefício mútuo, onde faça sentido para ambas as empresa”.

Como era o 1º Focus elétrico?

Fora de cena há praticamente três anos, o Ford Focus Electric, caso retorne, certamente terá uma configuração melhor do que o hatch que não caiu no gosto da população dos Estados Unidos. A versão aposentada tinha uma bateria de íon de lítio de 23 kWh, que dava ao carro uma autonomia de 165 quilômetros. Ela foi atualizada em novembro de 2016 para uma mais potente, de 33,5 kWh, que acrescentou 60 km ao alcance do hatch com uma única carga. A potência também não era das melhores: 107 quilowatts, equivalente a 145 cavalos, que faziam o Focos Electric acelerar de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos.

Se a ideia da Ford for bater de frente com o ID.3, por exemplo, esses números precisarão ser melhorados. E tecnologia para isso, atualmente, não falta. “O segmento de veículos de médio porte na Europa é muito importante, e lá a Volkswagen tem muito mais escala do que a Ford, então faz sentido”, concluiu Gueler.

Fonte: Autocar, Motor1